Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de junho de 2013

OS FAKES DO FACE


Cada vez mais as redes sociais são invadidas com mensagens e imagens contendo informações falsas sobre os diversos temas de ordem individual, nacional e mundial. O termo que define isso é o chamado "hoax". Um hoax nada mais é do que uma notícia, dado ou informação que não encontra qualquer base na realidade; é algo inventado, criado ou distorcido a ponto de perder seu verdadeiro significado. 

Algumas informações falsas que circulam na web não trazem qualquer prejuízo. Outras, no entanto, se muito difundidas, podem se tornar prejudiciais e até bastante perigosas para uma ou mais pessoas, até mesmo para o conjunto do nosso país. Há também muitas calúnias veiculadas contra pessoas e autoridades. São comuns fakes sobre o facebook, projetos dos governos, personalidades, montagens em imagens, dentre vários outros tipos. Muitos hoaxs também são utilizados como manobra política de massa, e podem levar uma parcela considerável do público a formar opiniões equivocadas ou distorcidas sobre certos temas nacionais. Milhões de pessoas vêm sendo enganadas com essas informações, que podem até mesmo prejudicar suas vidas.

Vejamos alguns exemplos de informações falsas ou distorcidas que circulam no rede:

1 - Facebook vai passar a cobrar sua assinatura. FALSO: Não há qualquer informação oficial a esse respeito.

2 - Facebook doará centavos a cada compartilhamento. FALSO: O fundador do facebook já desmentiu esse boato.

3 - Famosos internacionais apoiando os protestos no Brasil. FALSO: Muitas das imagens que vem circulando de Mark Zuckerberg e outros atores declarando que "Não é só por 20 centavos" são falsas.

4 - Imagem de peixe-porco. FALSA: Existe de fato um peixe-porco na natureza, mas não tem nada a ver com a imagem que vem circulando.

5 - Dilma ameaça tirar internet do Brasil após protestos: FALSO: Tratou-se apenas de uma brincadeira de um site de humor.

6 - Bolsa Presidiário: FALSO: Não existe bolsa presidiário. O que há é um benefício previdenciário pago a família do preso apenas aos detentos que pagaram seu INSS durante anos. Também ão é para cada filho, mas para a família inteira.

7 - Bolsa prostituição de 2000 reais. FALSO: Não existe nenhum pagamento por parte de qualquer governo brasileiro de incentivos a garotas de programa.

8 - Lula bilionário segundo a Forbes: FALSO: Não existe qualquer edição da Revista Forbes que mencione Lula como sendo bilionário.

9 - "Mude as configurações do seu facebook para a sua privacidade". FALSO: A maioria dos textos que circula sobre mudança de configurações são vagos e não ensinam como elas devem ser feitas.

10 - O Facebook irá encerrar suas atividades: FALSO: Não há qualquer declaração oficial nesse sentido.

11 - Suzane Richthofen é presidente da Comissão de Seguridade Social e Família: FALSO: Ela continua presa. Para ser presidente de uma comissão do congresso nacional é necessário ser parlamentar, e agora com a lei da ficha limpa, é provável que ela nem conseguisse se candidatar.

Esses são alguns exemplos, de milhares de notícias falsas que circulam diariamente pelas redes sociais. Mas como se proteger e não ser enganado por essas fantasias?

Em primeiro lugar, desconfie de qualquer notícia nova da web. A palavra de ordem é bem simples: PESQUISAR. Sempre que receber uma notícia de teor desconhecido, vá no google e pesquise essa informação. Mesmo que você encontre a fonte da informação, procure, antes de compartilhar, PESQUISAR a credibilidade da página que divulga a informação. É bom lembrar que existem sites de humor que divulgam notícias sem o informe de que humorísticas, como o diariopernambucano e outros. Analise o site e veja se ele é de confiança. Por outro lado, procure analisar bem as informações a fim de verificar se elas não estão DISTORCIDAS. É interessante ler e pesquisar em sites diferentes e averiguar se uma página específica não possui uma abordagem tendenciosa sobre a notícia.

O apelo que fazemos é: NÃO COMPARTILHE INFORMAÇÕES FALSAS, nem de brincadeira. Ou quando fizer, avise que é uma brincadeira para todos. Não espalhe a desinformação. Notícias, informações, dados e imagens falsas tem um prejuízo muito maior do que pensamos. Vidas podem ser destruídas com isso. Tenhamos responsabilidade.

Autor: Hugo Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário