Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

http://blogdewilliamporto.zip.net/

"CRÔNICA DA RESSACA

E AGORA, MANÉ?

E agora, mané? O bombo silenciou, a zoada acabou, a cerveja está choca, a cachaça rareou, a comida azedou, a fedentina aumentou, o auê dos polítocos e "otoridades" já era... Agora a única marreta que há é aquela que amassa teus miolos de preocupação e medo. Medo do lizeu e medo da Chikungunya. A sua ficha começou a cair, mané. Você foi usado, virou uma marionete, um boneco de trapo. Por alguns momentos de ilusão permitiu lucros aos mais sabidos. Cadê seu emprego? Cadê tua renda? Tudo ficção. Dinheiro só ganhou os mais sabidos, você ficou só com a ressaca, com direito apenas a ficar espichado numa cama de madeira dura que qualquer cupinziho de merda rói.

Cadê momo? Cadê a patuscada? Cadê os Cavaleiros (só se for do apocalipse chikunguniano). Cadê a alegria, cadê a vibração? Nem a porcaria dos puleiros cafonas você teve direito, teve que curtir em pé, bebendo cerveja morna e comendo comidinhas que você não sabe a origem e que está ainda rebolando no teu estômago.

É isso, mané é mané e malandro é malandro, já dizia o samba. E você não é malandro, você é reincidentemente, reiteradamente e irreversivelmente um mané. Você chegou ao ponto de permitir que cassassem a parte popular da Festa de Santa Águeda, a sua padroeira, que antecipassem os festejos religiosos e que se transferissem o feriado da Santa, fato que só não se concretizou porque órgãos responsáveis impediram. Você, talvez inconscientemente, aceitou que trocassem a sua padroeira pelo rei momo. Não discuta, é verdade. Arma-se os ridículos puleiros dos riquinhos antes da festa religiosa. A prioridade absoluta é momo, porque ele, segundo os reizinhos de plantão, gera emprego e renda,enquanto a Santa não visa ao lucro dos sabidos. Cegaram a esse ponto e você não se tocou. Prefere saracotear ao som das bandas batendo palminhas, bandas de segunda e terceira categoria, cafonas e péssimas.

Não tenho pena de você e nem raiva. Eu compreendo que você é vítima da alienação. Nada contra o folião, mas você não pode e nem deve ser um manipulado, teleguiado, manietado. Há que despertar. Você um dia vai fazer isso, só espero que não seja tarde demais.

Vem aí uma campanha política e vão querer te fazer de instrumento, fazendo você dançar, bater palmas, fazer cabriolas, dar saltos soltos... e votar nos sabidões que estão apenas de olho "naquilo". Por que você não se revolta e exige redução de cargos e salários, com compromisso firmado em cartório? Você não faz isso porque lhe falta coragem e consciência, falta também uma sociedade de verdade, a que existe tem rabo preso.

Nada quero de você a não ser respeito, não quero homenagem, elogio, voto, nada. A mim bastaria você ter mais brio. Olha, vou dizer algo que ninguém tem coragem de te dizer: - Vergonha na cara é como caldo de galinha, não faz mal a ninguém!

No mais, deixe de ser mentiroso, mané, não diga que existe epidemia de Chkiungunya na sua terra, foi só uma gripezinha de merda e os agitadores espalharam que era a Chikungunya. Digo isso porque o decreto de emergência deve ter sido um lapso porque não se faria carnaval com uma epidemia de Chikungunya. Se houve carnaval é porque a epidemia foi uma mentira. O que há são milhares de empregos e milhares de reais de renda para os foliões. Se você sentir dor de cabeça, corpo mole, aparecer manchas no corpo, esses sintomas não encuque, basta tomar um doril, aquele da dor sumiu, e procure ouvir uma música dos Cavaleiros ou outra banda ou um discurso dos políticos. Você é mesmo um mané, mas eu gosto de você. vou estar sempre te defendendo mesmo que você não queira. Um dia, quem sabe, você entende que é preciso ter brio. Aceite meu abraço. E priu. "

Jornalista William Pôrto

Meus aplausos para a "Crônica da Ressaca".
Parabéns, jornalista William Pôrto!
MTeresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário