Total de visualizações de página

domingo, 7 de setembro de 2014


AÇÕES DA PRESIDENTA DILMA 05/09/2014
EIXÃO DAS ÁGUAS: GARANTIA DE ABASTECIMENTO HÍDRICO PELOS PRÓXIMOS 30 ANOS
Composto por adutoras, estação de bombeamento, sifões, túneis, aquedutos e canais com extensão total de 256 km, o Eixão das Águas é considerado a maior obra de estrutura hídrica do Ceará e pelos próximos 30 anos garantirá o abastecimento de água para 4,2 milhões de pessoas da capital e RMF.
O sistema, inaugurado em março deste ano, foi visitado na última quinta-feira (4) pela presidente Dilma Rousseff. No local, a candidata à reeleição gravou programas de sua campanha eleitoral. Para Dilma o Eixão das Águas é uma das maiores obras do governo para o Estado.
“A segurança hídrica é fundamental não só para a vida das pessoas, mas também para toda a atividade econômica da região, incluindo a produção agrícola e a industrial. Para que se tenha uma ideia da importância do Eixão das Águas, um dos seus impactos sobre o desenvolvimento da região será o surgimento de um polo de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de tabuleiro da Bacia do Rio Jaguaribe, promovendo o atendimento a muitos projetos de irrigação”.
Como funciona
A água é captada no Açude Castanhão, abastecido pelo rio Jaguaribe. Do Castanhão, segue até Fortaleza, atendendo em seu trajeto diversos municípios como Alto Santo, Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Pindoretama, Jaguaribara, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Limoeiro do Norte, Ocara, Cascavel, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, além de Fortaleza, do Distrito Industrial de Maracanaú e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
O Eixão das Águas recebeu investimento total de R$ 1,47 bilhão, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2), do governo Federal.
E não para por aí
Os investimentos em segurança hídrica ganharam escala inédita no governo Federal nos últimos três anos. São mais de R$ 32 bilhões em obras para garantir oferta de água em quantidade e qualidade para populações que vivem no semiárido e outras regiões com escassez de água. A principal obra em execução é a Integração do Rio São Francisco, maior obra hídrica do Brasil, com 469 km, que se estende pelos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário