Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de setembro de 2014


O filho da ex-empregada doméstica agora faz intercâmbio nos EUA
O filho da ex-empregada doméstica agora faz intercâmbio nos EUA
"Eu não acreditava muito no Brasil. Eu achava que eu fosse ser só mais um. Mas ai veio a Dilma e disse que o que falta é a oportunidade"Michel Luzza - São Miguel do Oeste/Santa Catarina

Depoimento enviado em 30/08/2014

Eu sou de uma cidadezinha lá do interior de Santa Catarina, São Miguel do Oeste. Lembro que quando eu era pequeno, minha família era muito humilde. Minha mãe sempre foi muito batalhadora e, quando eu tinha uns 8 anos, lembro que ela era empregada doméstica e ganhava seus R$ 15,00 por cada faxina que ela fazia. Estudei sempre em escola pública, estudei da primeira série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio na mesma escola. Eu lembro da alegria da minha mãe quando o presidente Lula ganhou as eleições, eu era muito pequeno, mas eu lembro da sua felicidade. Era esperança que vi nos olhos dela. Quando me formei não existia nenhuma instituição pública para e estudar na minha cidade e eu também achava que jamais conseguiria estudar em uma, porque só gente rica com cursinho conseguia fazer faculdade em universidade pública. Fiz o novo primeiro Enem e tive uma pontuação razoável. Consegui minha vaga em uma universidade pública graças ao Enem, ao Reuni que criou o campus onde eu estudo e as cotas para estudantes de escola pública que já existia na UTFPR, e que agora, por lei, graças a Dilma, é obrigada em todas instituições federais do Brasil.
Eu estou vendo muito todo dia falarem em nova política, que o Brasil está parado. E agora eu pergunto pra você. Quando um filho de ex empregada doméstica faria intercâmbio nos EUA? Sim, além de eu estar estudando Engenharia em uma universidade pública, estou há mais de um ano estudando em uma universidade dos EUA, onde aprendi a falar inglês e agora estou cursando disciplinas do meu curso de Engenharia Ambiental. Isso tudo graças ao programa Ciência sem Fronteiras criado pela presidenta. E que é um dos programas de intercâmbio mais organizados de acordo com o parceiro da CAPES nos EUA, o IIE.
Eu não acreditava muito no Brasil. Eu achava que eu fosse ser só mais um. Mas ai veio a Dilma e disse que o que falta é a oportunidade. Quando ela veio até mim, eu agarrei. E hoje estou aqui, com muita saudade de toda minha família e meus amigos. Mas tenho certeza que meu futuro vai ser milhões de vezes melhor do que se esse governo não tivesse assumido a presidência durante esses 12 anos.
Ah, e minha mãe mudou muito de empregos, sempre buscando um melhor. Hoje ela não é mais empregada doméstica, ela é agente de saúde da dengue.
E eu? Bem, depois do meu intercambio eu volto pro Brasil terminar minha graduação. Levando todo o meu conhecimento adquirido nos EUA. E depois da graduação vem o mestrado e o doutorado. Porque eu vou ajudar o meu país a melhorar de todas as formas possíveis.
Quase esqueci, a minha cidadezinha lá no interior de Santa Catarina agora tem um instituto federal levado no governo Dilma e em breve acredito que terá um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul lá.
Fonte,
http://obrasilqueconquistamos.com.br/o-filho-da-ex-empregada-domestica-agora-faz-intercambio-nos-eua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário