Total de visualizações de página

domingo, 19 de abril de 2015




O JUDICIÁRIO E AS CLASSES SOCIAIS.
A justiça é formada por homens, no caso, vivendo em uma sociedade com relações de produção capitalistas, cujo o cerne, os elementos móveis da sua dinâmica são o lucro e o consumo. Assim, os valores e a ética que presidem as ações da maioria dos homens e mulheres vivendo nesse meio são, predominantemente, burgueses, de classe.
O judiciário situa-se nesse contexto, daí porque membros desse poder são considerados venais: alienam as suas sentenças, exercitam suas ideologias conservadoras, discriminatórias. Não seria o caso do Juiz Sergio Moro, que como responsável por uma ação penal decide politicamente, para beneficiar uma das partes em detrimento de outra, assumido, a partir do judiciário, uma posição política de classe social dominante, e não de um juiz isento. E a isenção seria possível? Respondo, não. Que isso fique claro.
Ou ainda, quando alguma autoridade vinculada a esse poder dificulta a aprovação das leis que impõem a moralidade pública e privada, a todos. Nesse caso poderiamos imputar ao ministro Gilmar Mendes do STF, essa conduta jurídica. Serviria de exemplo desse modelo de justiça, de comprovação de ausência de isenção de julgamento dos processos judiciais, ao não dar seguimento a lei que proíbe o financiamento empresarial de campanha, há um ano sob o seu poder, sem condições de conclusão da sua votação porque esse juiz da Suprema Corte retém o processo, sob sua responsabilidade, em alguma gaveta do seu gabinete. Não estaria ele, agindo como "Senhor da Casa Grande" ,segundo uma ética permissiva, que impossibilita de submeter a votação matéria importante para a sociedade: a eleição de membros de outro poder, ao vincular a eleição desses membros á lógica do dinheiro, desfigurando, desse modo, o processo democrático? Como considerar isenta essa instituição se, muitos dos seus membros assumem uma ideologia de classe, da sua classe e agem segundo os interesses dessa mesma classe. Poder-se-ia perguntar: o grito de moralidade levado às rua por uma classe média de direita, não seria hipócrita, já que um dos seus parceiros, adepto de um certo tipo de ética, pelo avesso, seria o primeiro a impedi-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário