Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

 Geraldo De Margela 

O BRASIL QUE AVANÇA

O brasileiro tem hoje uma média de vida de 74 anos, era pouco mais que 60 há uma década, o trabalhador brasileiro passou de 5,7 para 8,7 anos de escolaridade. O índice de desemprego no Brasil , neste mês de agosto, de 5,6 % da população economicamente ativa é o mais baixo em toda a história da existência desse índice. 37 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta, ou seja, melhoraram as suas condições de vida e moradia e 40 milhões ascenderam socialmente, quer dizer vivem melhor.

A caderneta de poupança bate recorde em julho. Significa dizer que mais brasileiros comem bem, vivem bem, estudam mais e ainda depositam um pouco do seus salários para garantirem o futuro de suas famílias. Mais de 1 milhão de bolsa de estudos são oferecidas para que mais jovens freqüentem as universidades, possibilitando a estes uma profissão mais qualificada e melhor remunerada. O Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, oferece 10 mil bolsas de estudos para que jovens cientistas freqüentem as melhores universidades e centros de pesquisas do mundo e tragam para nossas universidades, institutos de pesquisas e setores produtivos o que há de mais avançado no mundo da ciência, da tecnologia e da informação fazendo com que o Brasil avance mais rapidamente.

As universidades públicas melhoram significativamente a qualificação dos seus professores e as condições dos seus laboratórios, bibliotecas e salas de aula e de estudos, além de incrementarem a presença dos jovens em suas instâncias de aprendizagem. A UFRN serve de exemplo para o que afirmo: na década de 90 do século XX não passava de 12 mil estudantes, hoje tem uma matrícula de 36 mil. É bonito chegar na nossa UFRN às 7 h da matina e ver aquele Campus lotados de jovens caminhando para seus laboratórios e salas de aula.

São essas transformações que transmitem esperança, otimismo e auto-estima ao nosso povo. Reforçam perspectiva de termos uma nação diferente, onde a cultura, a riqueza e o poder sejam democraticamente distribuídos.

É nesse contexto que o projeto de governo da presidenta Dilma aumenta a sua aprovação junto a população, inclusive no Sudeste, para desgosto e destempero dos conservadores de toda ordem. A velha mídia, a frente a TV Globo e seus áulicos, em desespero, não sabem o que fazer para desgastar um projeto de nação que deverá continuar avançando na construção de uma sociedade republicana, igualitária e democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário