Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mutilação nas árvores de Pesqueira que comumente eles chamam de poda (artigo 2)

O meu blog está hoje, completando 2 anos. Ele nasceu inspirado na luta de salvar uma árvore (Algaroba), que infelizmente não foi possível devido a falta de sensibilidade de muitos. Você pode ler a matéria indo para o dia 9 de agosto de 2009, título: Vamos Valorizar a Natureza. Vejo, que ainda hoje, a maldade deles se multiplicam. Desejo saber para que serve a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Urbanismo? Para que serve a Sala Verde? Onde fica o serviço de proteção e bem estar para com a flora em Pesqueira? Faço aqui pergunta para a CDL(Câmara de Dirigentes Logistas) de Pesqueira: os senhores estão plantando árvores, e depois que elas estiverem grandes vão sofrer essa poda de mutilação? Deveria existir um setor para salvar cada árvore, a exemplo do que ocorre com muitas cidades brasileiras. Para aquelas que os fios passam ao seu centro, eles deveriam deixar as suas galhas subirem além deles. E dali, podar apenas a parte perto dos fios. Por sinal, deveria também ser feito um estudo de tirar os fios e deixarem as árvores livres e soltas. Esse tipo de fiação aérea é ultrapassada. Fica aqui a minha indignação para com o tratamento dado às árvores de Pesqueira.


Destruição das árvores em frente à Delegacia de Pesqueira/PE. Fotos tiradas no sábado, dia 06 de agosto de 2011.
Vejam os troncos das outras árvores cerrados.
Esta árvore fica ao lado da delegacia. Vejam que ali não passa fiação elétrica.
Não dá para entender! Em toda a área das árvores não passa fiação elétrica. E agora qual é a desculpa?


Peço aos internautas que entrem no site:
http://ct.ufpb.br/laboratorios/lpfd/algaroba.htm

Árvore Algaroba que é tão mutilada em Pesqueira, vejam o que dela é produzida na Paraíba.

PRODUTOS DESENVOLVIDOS POR CLÓVIS GOUVEIA DA SILVA - UFPB/UFCG

Aguardente Farelo Vinagre Semente Farinha Bolo Mel Licor

Os resíduos sólidos resultantes da extração do caldo para fabricação da aguardente estão sendo transformados em farelos, farinhas, gomas e sementes e utilizados para o processo de pães, bolos, biscoitos e rações balanceadas para animais com ótimos resultados.

Vejam o site na íntegra.









Um comentário:

  1. Prezada Teresa,
    É extremamente importante a sua preocupação com a ignorância que atinge algumas pessoas na hora de destruir o meio ambiente. Aqui na Paraíba, mais especificamente na região do cariri, o corte desordenado das algarobeiras vem preocupando algumas comunidades rurais que já amargam a falta de alimentos para os seus rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos.
    É lamentável ver a desinformação prevalecer e as nossas maiores fontes de energia serem transformadas em cinzas, quando na verdade poderíamos termos muito mais se exploradas de forma racional.
    Cordialmente,
    Dr. Clóvis Gouveia/Pesquisador/UFPB

    ResponderExcluir