Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014





Relembrando. Imagino que a grande maioria dos jovens, não devem se lembrar ou mesmo ter vivido o "plano real", que a oposição vende como sua maior realização. É necessário esclarecer que a situação anterior era caótica.
A hiperinflação não foi brincadeira e plano econômico atrás de plano (incluindo alguns desastrosos) haviam tentado controla-la sem sucesso.
O segredo do plano real foi indexar os preços ao dólar americano. O que ninguém conta é que nas vésperas da introdução do real houve uma remarcação generalizada de preços, que desconfio, nunca foi contabilizada, pois era em UFIR. Não sou idiota a ponto de desqualificar o plano real, ele foi importante, talvez até inevitável. Só que o mecanismo de controle da inflação foi a depressão que se seguiu a essa remarcação, pois ela correspondeu a um aumento de 30% (estimo) no custo de vida, que não foi coberto pelos mecanismos de reajuste de salários (e de outras "rendas", como alugueis, por exemplo). Ou seja, o que segurou a inflação foi a quebradeira que se seguiu e não qualquer mágica vinculada à indexação ao dólar.

Profº. Cláudio Geraldo Schön em um dos grupos ligados à comunidade USP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário