O SHOW DA LUIZA
Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
A máxima cai como uma luva no programa Manhattan Connection, da Globo News, exibido no último domingo, que teve como entrevistada a empresária Luiza Helena Trajano, presidente da rede de varejo Magazine Luiza.
A conversa, de cerca de 15 minutos, virou hit na internet. Nela, a empresária desmonta ponto a ponto o pessimismo de plantão dos apresentadores do programa em relação ao comércio varejista brasileiro.
Assista aqui: http://glo.bo/1kRhBHo
Acostumados a entrevistar personalidades alinhadas ao seu perfil ideológico, os apresentadores são completamente desnudados por Luiza.
Em sua tradicional fala apocalíptica, o jornalista expatriado em Veneza Diogo Mainardi traça o pior cenário econômico possível para o varejo. Segundo ele, porque “os juros estão subindo, o crédito diminui, a inadimplência aumentou pelo segundo ano consecutivo, a inflação aumenta, a indústria nacional foi sucateada”.
Mas Mainardi - assim como seu colega Caio Blinder, que anteriormente havia atribuído uma suposta "crise" ao varejo brasileiro - logo é pego de calça curta.
Isto porque a empresária, muito bem informada sobre o tema, expôs dados do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), que completou 10 anos e é responsável pela geração de 631 mil empregos.
Com base nos dados do IDV, ela descartou a tal crise no varejo, apontou crescimento de 5,9% no setor em 2013 e afirmou que a inadimplência não apenas está sob controle, como foi reduzida no ano passado.
Neste momento, escuta-se um sorriso de deboche de Mainardi, que a interrompe: “(A inadimplência) aumentou em 2012 e aumentou em 2013”.
“Não! O que aumentou foi a inadimplência geral focada”, rebate a empresária. "Terminamos 2013 com o menor índice de inadimplência possível".
"Isso na sua loja", ironiza Mainardi.
"Não é na minha loja, não. É no Brasil", conclui Luiza.
A empresária informou ainda que o crescimento do varejo nos últimos cinco anos foi influenciado pela geração de emprego, pelo ajuste no mercado de crédito e pelo crescimento do poder de compra da nova classe média.
Diante da contrariedade de Mainardi, Luiza mantém a elegância e promete repassar mensalmente, por e-mail, os dados do IDV ao jornalista, para que ele possa embasar sua opiniões com dados.
#QuemFalaOQueQuer...
Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
A máxima cai como uma luva no programa Manhattan Connection, da Globo News, exibido no último domingo, que teve como entrevistada a empresária Luiza Helena Trajano, presidente da rede de varejo Magazine Luiza.
A conversa, de cerca de 15 minutos, virou hit na internet. Nela, a empresária desmonta ponto a ponto o pessimismo de plantão dos apresentadores do programa em relação ao comércio varejista brasileiro.
Assista aqui: http://glo.bo/1kRhBHo
Acostumados a entrevistar personalidades alinhadas ao seu perfil ideológico, os apresentadores são completamente desnudados por Luiza.
Em sua tradicional fala apocalíptica, o jornalista expatriado em Veneza Diogo Mainardi traça o pior cenário econômico possível para o varejo. Segundo ele, porque “os juros estão subindo, o crédito diminui, a inadimplência aumentou pelo segundo ano consecutivo, a inflação aumenta, a indústria nacional foi sucateada”.
Mas Mainardi - assim como seu colega Caio Blinder, que anteriormente havia atribuído uma suposta "crise" ao varejo brasileiro - logo é pego de calça curta.
Isto porque a empresária, muito bem informada sobre o tema, expôs dados do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), que completou 10 anos e é responsável pela geração de 631 mil empregos.
Com base nos dados do IDV, ela descartou a tal crise no varejo, apontou crescimento de 5,9% no setor em 2013 e afirmou que a inadimplência não apenas está sob controle, como foi reduzida no ano passado.
Neste momento, escuta-se um sorriso de deboche de Mainardi, que a interrompe: “(A inadimplência) aumentou em 2012 e aumentou em 2013”.
“Não! O que aumentou foi a inadimplência geral focada”, rebate a empresária. "Terminamos 2013 com o menor índice de inadimplência possível".
"Isso na sua loja", ironiza Mainardi.
"Não é na minha loja, não. É no Brasil", conclui Luiza.
A empresária informou ainda que o crescimento do varejo nos últimos cinco anos foi influenciado pela geração de emprego, pelo ajuste no mercado de crédito e pelo crescimento do poder de compra da nova classe média.
Diante da contrariedade de Mainardi, Luiza mantém a elegância e promete repassar mensalmente, por e-mail, os dados do IDV ao jornalista, para que ele possa embasar sua opiniões com dados.
#QuemFalaOQueQuer...
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