Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de março de 2012

Mostre sua ficha, por favor!

02/03/2012 18:55:17
Mostre sua ficha, por favor! Esse é o lema a ser adotado pelos partidos daqui pra frente. A decisão foi tomada pelo diretório nacional do partido, em reunião. O documento que adota o critério da Ficha Limpa

SÍTIO NEWS BRASIL

Mostre sua ficha, por favor! Esse é o lema a ser adotado pelos partidos daqui pra frente.


Partidos políticos em ao menos três Estados (Ceará, Pará e Pernambuco) planejam fazer um pente fino na documentação de candidatos a prefeito e vereador para tentar barrar o registro de "fichas-sujas" na eleição municipal de outubro. Os diretórios nos Estados querem deixar de fora da disputa políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa.

O PPS (Partido Popular Socialista) só vai registrar candidatos ficha limpa nas eleições municipais deste ano. Uma resolução aprovada pelo partido, proíbe filiados que tenham condenação criminal ou tenham cometido improbidade administrativa a requisição de registro de candidatura.


A decisão foi tomada pelo diretório nacional do partido, em reunião. O documento que adota o critério da Ficha Limpa para seus candidatos será enviado à Justiça Eleitoral.

De acordo com o que foi aprovado pelo PPS, fica impedido de participar da disputa o filiado que tiver sido condenado por órgão colegiado do Poder Judiciário.

Na disputa eleitoral, as incertezas sobre a validade da lei provocaram sérios prejuízos a candidatos e, principalmente, à população, que não sabia em quem poderia ou não votar. Sob liminares, muitos políticos com a ficha suja chegaram a se candidatar e a conseguir votos suficientes para serem eleitos, como é o caso do prefeito de Jeremoabo, Tista de Deda, que governa sob liminar. Outros desistiram no meio do caminho sem saber se teriam chance de assumir a vaga se eleito fosse.

Casos como esses foram parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que, somente esse ano, decidiu que a lei valeria em 2012 – deixando de fora, portanto, aqueles candidatos ficha suja que pretende se candidatar.

Para evitar novas dúvidas sobre a lei, ano passado a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma nova ação no STF pedindo que a Corte declarasse oficialmente se a lei da Ficha Limpa é constitucional. Pedido atendido, a Lei é Válida já para esse ano 2012.

Com a aprovação da Lei, força aos partidos políticos observarem com cuidado seus pretensos candidatos, observar a conduta de políticos no exercício do mandato, tutelados pelo risco de ver suas carreiras interrompidas precocemente, e sobre os partidos, com a tarefa de escrutinar a vida pregressa de quem pretende se eleger, se quiser permanecer vivo na política por mais tempo.


http://www.linhadanoticia.com/noticias/fram-marques/1918/mostre-sua-ficha-por-favor-partidos-barram-os-fichassujas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário