Total de visualizações de página

domingo, 23 de setembro de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo) > Pesqueira, 22/09/2012.


                                                    

Certa vez disse Martin Luter King:

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar...

Estamos a 16 dias das eleições municipais de 07 de outubro de 2012. Nelas vamos escolher os nossos futuros prefeito, vice e vereadores. É, portanto, um momento decisivo para escolhermos aqueles que vão estar à frente dos destinos da nossa terra Pesqueira. É preciso bem refletir sobre esse momento, pois em um minuto, talvez menos, o eleitor pesqueirense vai decidir pelo voto, quais os representantes que vão administrar e legislar nos próximos quatro (4) anos.

Hoje a Câmara Municipal de Pesqueira tem 10 vereadores, os quais permanecerão até o dia 31 de dezembro de 2012. A partir de 1º de Janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016 serão 15 ocupantes na Casa Anísio Galvão.

Esse acréscimo de vereadores é autorizado por lei. Serão, assim, cinco (5) novas vagas que somadas as dez (10) atuais, passam a 15 vereadores, que deverão ser escolhidos entre os 136 candidatos existentes, de diversos partidos e de diversas tendências políticas.

Porém, cada eleitor poderá escolher apenas um nome, este representado, nas urnas, por um número de cinco algarismos, sendo que dois primeiros estão vinculados ao número da legenda partidária, por exemplo: 12 (PDT); 40 (PSB) e assim por diante. Os três últimos algarismos são por escolha do candidato ou por sorteio no momento das convenções para escolha dos candidatos.

O primeiro voto é reservado ao vereador. O eleitor digita o número do seu candidato, confere a sua foto e confirma. Em seguida, digita o número do seu candidato a prefeito, vê a sua foto e confirma. Logo após o término da votação, que se encerra pelas 17 horas, em seguida começa a apuração pelo sistema eletrônico. Feito isso, vem o momento a apuração. Uma vez concluída o Juiz eleitoral proclama os resultados e lista os eleitos e seus suplentes.

Preste bem atenção, se seus candidatos forem eleitos voce os terá como seus representantes por quatro anos, nos poderes executivo e legislativo municipal.

É preciso, portanto, escolher bem os candidatos, pois eles lhe representarão através do voto. Por isso é necessário que a escolha recaia em candidatos preparados para bem lhe representar.

E voce pesqueirense que aqui vive e acompanha o dia a dia da cidade sabe muito bem que há candidatos que são FICHAS LIMPAS e candidatos que são FICHAS SUJAS.

O que é um candidato FICHA LIMPA?

Ficha limpa já diz, o candidato deve ter conta ilibada, incorrupta, que seja respeitado pelo seu comportamento ético diante da sociedade como um todo, seja na sua vida pública ou na sua vida privada.

Lembre-se de que um candidato FICHA LIMPA não responde a processos na Justiça, seja ele de qualquer natureza e, principalmente, por CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, que é o crime atribuído aos maus gestores, que desviam o dinheiro público de sua finalidade.

Por isso é importante que voce na qualidade de cidadão (ã) eleitor (a), seja o mais efetivo fiscal das eleições, denunciando ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público ou mesmo as polícias Civil e Militar qualquer tentativa de compra e venda de votos.

Seja, portanto, um fiscal das eleições de 2012. Denuncie qualquer irregularidade e não vote em FICHA SUJA. A lei brasileira nas suas flexibilidades e brechas fez com que muitos candidatos FICHAS SUJAS concorressem aos cargos de prefeito, vice e vereadores, como é o caso aqui em Pesqueira quando o ex-prefeito João Eudes e a atual prefeita de Pesqueira Cleide Maria de Souza Oliveira tiveram suas candidaturas aprovadas para se candidatarem ao cargo de prefeito, mesmo que condenados pela Justiça, como voce pode conferir a abaixo:

CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA COMUM. (PESQUEIRA)

Comarca de Pesqueira/PE, através do Processo nº 232.2009.000269-3, o primeiro foi condenado com mais 17 pessoas que trabalhavam com Ele, com sentença prolatada nos autos pelo insigne Juiz de Direito, Dr. André Carneiro de Albuquerque Santana, com o agravante de ter tido os seus bens indisponibilizados por ordem judicial, até o montante de aproximadamente 7,5 milhões de reias, alcançando essa decisão até mesmo os bens dos demais condenados.

O que é lamentável nisso tudo é que pessoas simples e honestas de Pesqueira estão sendo, igualmente, condenadas. Pessoas que apenas cumpriram ordens do prefeito trapalhão, não se salvando sequer as suas filhas e outros familiares seus, pois que, igualmente, foram condenados. Ora, quem coloca os filhos em situação como essa, de se verem condenados pela Justiça, não tem moral alguma para agredir quem quer que seja muito menos um homem simples, probo e querido pelo povo da terra que o viu nascer, como é o Dr. Evandro Chacon.

Aliás, Dr. Evandro Chacon tem muitas qualidades, mas destaco aqui apenas a sua condição de bom Pai. Evandro jamais se permitiria levar os seus próprios filhos às barras da Justiça, muito menos vê-los condenados, até porque essa não é a tradição de Pesqueira, da nossa gente, dos nossos lideres e liderados. Essa não a tradição da família pesqueirense. Aqui a tradição diz em alto e em bom tom, que os pais de famílias buscam o melhor para os seus filhos, orientando-os para o amanhã, defendendo-os das mazelas da vida.

CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL (CARUARU)

Na Justiça Federal de Caruaru e Arcoverde, teve ele (o ex-“gestor”, com aspas mesmo) outras condenações, também, por crime de improbidade administrativa, como relato abaixo: (...)

Justiça Federal – Vara Federal de Caruaru. Juíza Federal Substituta > Dra. FLÁVIA TAVARES DANTAS. Processo nº 0001411-13.2009.4.05.8302 VARA FEDERAL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

SENTENÇA: 11 DE MARÇO DE 2011. (...)

3. DISPOSITIVO

À luz de tais considerações, extingo o feito com resolução do mérito, para julgar PROCEDENTE o pedido formulado pela UNIÃO reconhecendo a PRÁTICA DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, descrito no art. 10, VIII, da Lei n.º 8.429/92, e condenando os Réus JOÃO EUDES MACHADO TENÓRIO, CLEIDE MARIA DE SOUZA OLIVEIRA e ALUIZIO PALMEIRA DOS SANTOS às seguintes penas:

a) suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 5 (cinco) anos;

b) perda da função pública que eventualmente ocupem e

c) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

(...)

No processo acima demonstrado, a dupla formada pelo prefeito de ontem e pela prefeita de hoje é condenada, igualmente por CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATRIVA.

É uma vergonha para Pesqueira, ver o seu nome envolvido em tantas maracutais, em tantos crimes que envolvem o desvio do dinheiro público, do dinheiro do humilde povo pesqueirenses, que tanto sofre pela má administração pública que se instalou na nossa terra, nos últimos 12 anos.

CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL (ARCOVERDE)

Justiça Federal – Vara Federal (28ª) de Arcoverde. Juíza Federal. Dra. DANIELA ZARZAR PEREIRA DE MELO QUEIROZ. AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. (...)

A juíza Federal Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz, de Arcoverde, julgou e enviou sentença ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, comunicando-lhe a suspensão dos direitos políticos de João Eudes Machado Tenório, candidato a prefeito de Pesqueira e de Maria Suely Cintra Taumaturgo, Kátia Oliveira Galindo, Genildo Alves da Silva, Leonora Castro Tenório, Luciana Tenório Ebert, José Antônio Ferreira da Silva e José Wellington Cordeiro Maciel (...).

É nesse processo que vemos que o ex-prefeito, além de ruim prefeito é péssimo chefe de família, péssimo pai, porque permitiu envolver os nomes de filhos seus e de familiares, sendo condenados por CRIME DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. Quem não é bom pai jamais pode ser reconhecido como um bom cidadão, um bom político, um bom administrador público, muito menos na terra dos outros, posto ser ele forasteiro, vindo das bandas de Bom Conselho. Mas, aqui externamos o nosso respeito ao povo simples e honrado de Bom Conselho, donde ele nunca deveria ter saído, pelo menos para Pesqueira, mas que agora, talvez, não seja nem mesmo recebido na sua terra natal, porque com certeza nunca representou o sentimento de honradez do povo daquela terra.

É chegada, portanto, a hora da mudança. No dia 7 DE OUTUBRO vote 40, vote Evandro Chacon e Benone para prefeito e vice-prefeito. Vote nos vereadores do Dr. Evandro. Canetadas apoia abertamente para vereador o nome do Dr. Ciro Miranda, com o número 12012.

O povo de Pesqueira sabe que eles estão disputando na forma subjudice, em razão dos recursos judiciais nos tribunais, mas logo teremos o desfecho dessas causas, até porque depois da condenação dos mensaleiros pelo egrégio STF a lógica agora é acabar de vez com a corrupção no País, e Pesqueira como parte da República Federativa, como ente federado e republicano não ficará de fora.

Todos ouvem pelo guia eleitoral do ex-prefeito e da atual prefeita que eles vêm agredindo o Dr. Evandro de toda forma, mas Pesqueira não vai permitir que esses forasteiros, seja lá de onde for, venham agredir a família pesqueirense. A resposta será dada no dia 7 DE OUTUBRO, nas urnas, quando o eleitor votará EVANDRO E BENONE, 40, prefeito e vice de Pesqueira.

Jurandir Carmelo (Pesqueirense, jornalista e advogado)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário