Total de visualizações de página

domingo, 16 de setembro de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo – 16/09/2012)













Carta aberta em defesa do pesqueirense e candidato a prefeito da minha terra Pesqueira, Dr. Evandro Mauro Maciel Chacon.



Meu Caro conterrâneo e amigo Evandro

Certa vez disse Martin Luter King:

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.

Como não sou judeu, não me incomodei.

No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.

Como não sou comunista, não me incomodei.

No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.

Como não sou católico, não me incomodei.

No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar...


Esse pensamento do grande Luter King se encaixa bem no que direi a seguir a seu respeito e ao que penso sobre as agressões que o ex-prefeito de Pesqueira vem permitindo lhe seja feita, em seu guia eleitoral..

Na última sexta-feira (14/09/2012), ao ouvir pela Rádio Jornal de Pesqueira, no horário reservado à Justiça Eleitoral, me deparei com o baixo nível do guia do Senhor João Eudes, promovendo agressões gratuitas e miúdas contra o dileto amigo, que como pesqueirense tem honrado, em todos os momentos, os seus compromissos como cidadão, médico e político e pai de família.

Pesqueira bem lhe conhece e o sabe honrado e probo. Daí porque lhe peço não responder ao, infelizmente, ex-gestor da nossa terra, por dois mandatos, somados oito (8) anos, até porque ao agredi-lo, ele quer mesmo é se promover, buscando espaço para com isso tentar se reeleger, porque sabe que vai perder as eleições de agora, e perdendo se complica mais ainda perante a Justiça.

O comportamento do ex-prefeito é fruto do desespero, do instante de agonia em que vive, pois para enfrentar os tantos processos a que responde na Justiça, precisa prestígio do cargo, tanto quanto a atual prefeita, ambos já condenados por CRIMES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, como condenados foram nos processos abaixo citados.

Na Justiça comum. Comarca de Pesqueira/PE, através do Processo nº 232.2009.000269-3, o primeiro foi condenado com mais 17 pessoas que trabalharam com Ele, com sentença prolatada nos autos pelo insigne Juiz de Direito, Dr. André Carneiro de Albuquerque Santana, com o agravante de ter tido os seus bens indisponibilizados por ordem judicial, alcançando até os bens dos demais condenados.

O que é lamentável nisso tudo é que pessoas simples e honestas de Pesqueira estão sendo igualmente condenadas. Pessoas que apenas cumpriram ordens do prefeito trapalhão. Observe que até mesmo as filhas e outros familiares seus, igualmente foram condenados. Ora, quem coloca os filhos em situação como essa, de se verem condenados pela Justiça, não tem moral alguma para agredir quem quer que seja muito menos um homem simples, probo e querido pelo povo da terra que o viu nascer, como é voce. Voce tem muitas qualidades, Evandro. Mas, destaco aqui a sua condição de bom Pai. Voce jamais se permitiria levar os seus próprios filhos às barras da Justiça, muito menos vê-los condenados. Essa não é a tradição de Pesqueira, da nossa gente, dos nossos lideres e liderados. Essa não a tradição da família pesqueirense. Aqui a tradição diz em alto e em bom tom, que os pais de famílias buscam o melhor para os seus filhos, orientando-os para o amanhã, defendendo-os das mazelas da vida..

Meu caro Evandro

Na Justiça Federal de Caruaru e Arcoverde, teve ele (o ex-“gestor”, com aspas mesmo) outras condenações, também, por crime de improbidade administrativa, como relato abaixo:

(...)

Justiça Federal – Vara Federal de Caruaru

Juíza Federal Substituta > Dra. FLÁVIA TAVARES DANTAS

Processo nº 0001411-13.2009.4.05.8302 VARA FEDERAL

AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

SENTENÇA: 11 DE MARÇO DE 2011

(...)

3. DISPOSITIVO

À luz de tais considerações, extingo o feito com resolução do mérito, para julgar PROCEDENTE o pedido formulado pela UNIÃO reconhecendo a PRÁTICA DE ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, descrito no art. 10, VIII, da Lei n.º 8.429/92, e condenando os Réus JOÃO EUDES MACHADO TENÓRIO, CLEIDE MARIA DE SOUZA OLIVEIRA e ALUIZIO PALMEIRA DOS SANTOS às seguintes penas: a) suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 5 (cinco) anos; b) perda da função pública que eventualmente ocupem e c) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5 (cinco) anos.

(...)

No processo acima demonstrado, a dupla formada pelo prefeito de ontem e pela prefeita de hoje, é condenada, igualmente por crime de improbidade administrativa. É uma vergonha para Pesqueira, ver o seu nome envolvido em tantas maracutais, em tantos crimes que envolvem o desvio do dinheiro público, do dinheiro do humilde povo pesqueirenses, que tanto sofre pela má administração pública que se instalou na nossa terra, nos últimos 12 anos.

Ainda, meu caro Evandro, entre outros processos, foi julgado mais um, com efetiva condenação, na mesma forma envolvendo diversas pesqueirenses, como se observa a seguir:

Justiça Federal – Vara Federal (28ª) de Arcoverde

Juíza Federal. Dra. DANIELA ZARZAR PEREIRA DE MELO QUEIROZ

AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

(...)

A juíza Federal Daniela Zarzar Pereira de Melo Queiroz, de Arcoverde, julgou e enviou sentença ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, comunicando-lhe a suspensão dos direitos políticos de João Eudes Machado Tenório, candidato a prefeito de Pesqueira e de Maria Suely Cintra Taumaturgo, Kátia Oliveira Galindo, Genildo Alves da Silva, Leonora Castro Tenório, Luciana Tenório Ebert, José Antônio Ferreira da Silva e José Wellington Cordeiro Maciel

(...)

É nesse processo que vemos que o ex-prefeito, além de ruim prefeito é péssimo chefe de família, péssimo pai, porque permitiu envolver os nomes de filhos seus e de familiares, sendo todos condenados por crime de improbidade administrativa. Quem não é bom pai jamais pode ser reconhecido como um bom cidadão, um bom político, um bom administrador público, muito menos na terra dos outros, posto que ele é forasteiro, vindo das bandas de Bom Conselho. Mas, aqui o nosso respeito ao povo simples e honrado de Bom Conselho, donde ele nunca deveria ter saído, pelo menos para Pesqueira, mas que agora, talvez, não seja nem mesmo recebido na sua terra natal, porque com certeza nunca representou o sentimento do povo honrado daquela terra.

Meu caro Evandro

Esqueçamos as agressões, não permitas baixar o nível de sua campanha através do seu guia eleitoral, continue firme com as suas propostas, pois o povo da nossa terra vem dizendo, dia a dia, o que quer. O povo vem dizendo que quer Evandro 40! Que quer Evandro, prefeito!

E por que isso? Porque o povo não é tolo e já conhece as mazelas e maracutais dessa gente. O povo sabe que tanto o ex-prefeito quanto a atual prefeita estão condenados pela Justiça comum e federal, por crime de improbidade administrativa, e é mais lhes irrita, o que mais lhes deixa nervosos, é saber que voce EVANDRO CHACON é FICHA LIMPA.

E povo de Pesqueira sabe que eles estão disputando na forma subjudice, em razão dos recursos judiciais nos tribunais, mas logo teremos o desfecho dessas causas, até porque depois da condenação dos mensaleiros pelo egrégio STF a lógica agora é acabar de vez com a corrupção no País, e Pesqueira como parte da República Federativa, como ente federado e republicano não ficará de fora.

Ao agredi-lo, meu prezado Evandro, o ex-prefeito está agredindo a nossa terra, e Pesqueira não vai permitir que um forasteiro, seja lá de onde for, venha agredir a família pesqueirense. A resposta será dada no dia 7 de outubro, nas urnas quando o eleitor votará Evandro e Benone, 40, futuros prefeito e vice de Pesqueira.

Fraternal abraço

Jurandir Carmelo (Pesqueirense, jornalista e advogado)











Um comentário:

  1. Um adversário mostra que está perdendo o prumo quando esquece suas propostas e passa a difamar o candidato sério da cidade,Honestidade não pra qualquer um,por isso eu e minha familia já decidimos votaremos em Evandro 40!

    ResponderExcluir