Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo).






Pesqueira, 15 de Julho de 2012.


AGORA É JUNTAR OS CACOS E SEGUIR EM FRENTE...


Todo período pré-eleitoral deixa muitos dissabores para uns e para outros, também. É como se fosse uma regra, no jogo político. Para mim a fase mais confusa de uma campanha política é exatamente a chamada pré-campanha, pois é nela que se busca a formação das chapas, dos palanques, com os pré-candidatos correndo para todos os lados, de forma quase que diuturna, principalmente as oposições em busca da união. É uma verdadeira guerra!

Nessas costuras politicamente incorretas existe um “tal” de se encontrar com quem não se deve encontrar, de se reencontrar com quem nunca se encontrou, e por aí vai. Fulano era de lá, mais Sicrano agora é de cá. É um Deus nos acuda. Mas, tudo tem um final, se feliz ou não ninguém sabe.

Aqui em Pesqueira as oposições nunca se uniram e mesmo, agora, “unidas”, haverá sempre aqueles que tocam fogo uns nos outros. E por que isso? Porque nunca se encontraram “ideologicamente” (ainda, se pode falar nisso...), ou por afinidade, portanto, é certo que nunca se reencontrarão. A heterogeneidade está sempre presente e impede essa convivência, com alianças um tanto à esquerda um tanto à direita, um tanto com múltiplos, muitas das vezes, escusos interesses, nem sempre republicanos, para usarmos a expressão da moda.

É que há diferença até mesmo entre os iguais, quando se dividem para não aceitar os diferentes. Isso sem se falar nas vaidades, nos projetos pessoais, alguns de certa forma espúrios, desencontrados, mal recomendados.

Pela primeira vez na história de Pesqueira, não vai existir a chamada terceira via, que só faz mesmo é atrapalhar, seja lá quem for o sonhador. Sim sonhador, porque esse sabe que não chega, não tem condições para chegar. Não há condições de se fazer terceira via em Pesqueira, a qual é considerada apenas como uma descarga dos desentendimentos ou sentimentos frustrados, feridos, etc..

O “idealismo” desse tipo de sonhador é sempre entre aspas. Mais grave ainda, é quando se encontra alguém, que se passa por alguém, mas que na verdade é outro alguém. Totalmente desconhecido! Um alguém, muitas das vezes, infiltrado no caminho das oposições e a serviço de outros interesses, subalternos interesses. A esse filme já assistimos aqui em Pesqueira. Outros mais virão?

Ocorre que depois de muitas conversas e arengas mil, do disse-me-disse, das falsas notícias, das fofocas de mesa bar e das esquinas de rua, as verdadeiras oposições de Pesqueira estão aparentemente unidas. Aparentemente, pois, sabemos que aqui e ali muitos destoam do sentido maior de unidade. Não sabem o que é unidade. É guerra dos interesses, repito escusos interesses.

Tanto assim que ficaram de fora nomes como os dos meus amigos Nildo Lucena e Lula Parabólica, entre outros. Vamos ficar apenas nesses dois, com o devido respeito aos demais, que de uma forma ou de outra foram prejudicados, quando das convenções realizadas, até o dia 30 de junho de 2012.

Radialista, com um programa na Rádio Talismã FM, Nildo Lucena vinha fazendo um trabalho muito bem feito, sendo hoje uma das pessoas mais conhecidas no meio rural de Pesqueira, ou através do seu blog A VOZ DO POVO, que também agradou. De forma destemida e até mesmo arriscando o seu emprego e a sua vida pessoal, pois os seus adversários lhes olhavam como inimigo saiu ferido, lamentavelmente, afastando-se da política, informando, também, que vai tirar o blog do ar, e passar a tomar conta da sua vida pessoal e de sua família. Jovem e idealista, Nildo seria uma grande voz em defesa dos interesses de Pesqueira e da sua gente.

Lula Parabólica, também, vinha se preparando para disputar uma vaga no legislativo pesqueirense, pelo PC do B. Homem simples, igualmente ao Nildo Lucena, de forma destemida, utilizava os microfones da Rádio Jornal de Pesqueira, no Programa do radialista Givanildo Silva, para promover a defesa de Pesqueira, denunciando os problemas da cidade e os descaminhos administrativos da atual gestão administrativa de PMP, também da anterior. E o fazia com coragem, com acerto, sendo sempre seguido por admiradores. Da mesma forma, os seus adversários o tinha como inimigo. Chegou a ser ameaçado, mas nunca baixou a cabeça, em nenhum momento fraquejou. Da mesma forma que o Nildo, se chega à Câmara de Vereadores seria uma voz em defesa de Pesqueira e da sua gente, fosse lá que o prefeito fosse.

Antes de Nildo Lucena e Lula Parabólica já havíamos perdido um grande candidato a vereador, o jovem Rodrigo Henrique de Medeiros. E o perdemos, também, pela estupidez dos gestos dos seus aliados de então, do seu partido, o PC do B. Rodrigo na Câmara de Pesqueira seria mais um quadro renovador do melhor quilate, como pode ser observado pelo trabalho que vinha desenvolvendo no seu blog “Defendendo Pesqueira”, pois, no mesmo sentido de Nildo Lucena e Lula Parabólica, fazia um trabalho inovador e demonstrava, em cores vivas, que não estava fazendo política de marré-marré, como por certo diria o nosso amigo e brilhante jornalista William Porto.

Perdemos assim, três bons nomes para compor o quadro do legislativo pesqueirense. É preciso, portanto, que os dirigentes partidários revejam essa maneira de impor conduta atípica na escolha de seus candidatos, quando interesses pessoais se sobrepõem aos interesses, até mesmo partidários.

Conhecemos a maioria dos Estatutos dos Partidos Políticos e podemos afirmar que todos eles são bastante claro quando afirmam que os seus filiados têm direito ao voto, em suas instâncias internas, bem assim o direito de disputar um mandato, seja para o executivo ou legislativo.

Lamentamos a decisão de Nildo Lucena, pois o seu trabalho vai fazer falta ao pesqueirense e à Pesqueira como um todo. Lamentamos, também, a situação porque passam o Lula Parabólica e o Rodrigo Henrique, mas graças a Deus, esses dois últimos resolveram participar da campanha da Frente Popular de Pesqueira, trabalhando para eleger o Dr. Evandro Chacon, prefeito de Pesqueira, Luciano Benone para vice e os seus vereadores.

Não vamos entrar nos detalhes de cada caso, por entendermos que o momento e de união. O momento é de unificar e afinar o discurso da Frente Popular de Pesqueira, formada pelos seguintes partidos: PT/PTB/PTN/PR/PSDC/PRTB/PHS/PTC/PSB/PPL/PCDO.

Uma vez “unidas” é hora de partir no mesmo palanque para o enfretamento da situação que está divida em dois supostos palanques, um da atual prefeita e o outro do ex-gestor de Pesqueira, por dois consecutivos mandatos, imediatamente anterior ao atual mandato.

Entendemos que as oposições devem dispensar essas desavenças, essas intrigas, etc. Motivos para brigas ainda existem, mas no nosso modesto entender é hora de se unir de verdade. A pré-campanha passou, agora é juntar os cacos e seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário