Total de visualizações de página

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SANTA ÁGUEDA

Santa Águeda, padroeira da cidade de Pesqueira-PE. Hoje, 5 de fevereiro, é o seu dia. Fica aqui as nossas homenagens.

"Santa Águeda (Ágata)

230-251
Águeda significa “boa”. Santa Águeda também chamada de Santa Ágata nasceu em Catânia, na Itália, onde é uma Santa muito popular.
Celebra-se a 5 de Fevereiro
Invocada contra a doença dos seios e queimaduras.
Faleceu a 5 de Fevereiro de 251 d.c


Pouco se sabe sobre a vida de Santa Águeda ou Ágata como também era chamada. Ela era italiana, nasceu por volta do ano 230 na Catânia, pertencia à uma família nobre e rica.

Muito bela, ainda na infância prometeu se manter casta para servir a Deus, na pobreza e humildade. Não quebrar essa promessa lhe custou a vida, porque o governador da Sicília se interessou pela casta jovem e a pediu em casamento. Águeda, recusou o convite, expondo seus motivos religiosos. Enraivecido, o político a enviou ao tribunal que a entregou a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como isso não aconteceu, ela foi entregue aos carrascos para que fosse morta, por ser cristã.

As torturas narradas pelas quais passou a virgem são de arrepiar e estarrecer. Depois de esbofeteada e chicoteada, Águeda foi colocada sobre chapas de cobre em brasa e posteriormente mandada de volta à prisão.

Neste retorno, ela teve a graça de "ver" o Apóstolo São Pedro, o que a revitalizou na fé. Seus carrascos que esperavam vê-la fraquejar em suas convicções se surpreenderam com sua firmeza na fé, por isso a submeteram à outras cruéis torturas, desta vez com o desconjuntamento dos ossos e o dilaceramento dos seios. Foi arrastada por sobre cacos de vidros e carvões em brasa.

Depois de passar por esses tormentos, foi conduzida ao cárcere e ali morreu, enquanto rezava pedindo à Deus para parar a erupção do vulcão Etna, que iniciara bem na hora do seu martírio. Assim que ela expirou o vulcão se aquietou e as lavas cessaram. Até hoje o povo costuma pedir a sua intercessão para protegê-lo contra a lava do vulcão Etna, sempre que este começa a ameaça-los. Santa Águeda é invocada contra os perigos do incêndio.

O martírio de Águeda aconteceu durante o império de Décio, no seu terceiro consulado, no ano de 251 d.c. Santa Águeda é uma das santas mais populares da Itália, e uma das mais conhecidas mártires do cristianismo dos primeiros séculos. Apenas Roma chegou a ter doze igrejas dedicadas a ela."

 Ao chegarmos a Pesqueira, em 1978, encontramos uma cidade muito rica em suas tradições. A festa de Santa Águeda era comemorada em grande estilo. A catedral de Santa Águeda era ornamentada com uma esplendorosa ornamentação. Lembro-me das mãos habilidosas de dona Alzira Barros ornamentando o andor de Santa Águeda com a ajuda das filhas e amigas.

A procissão era acompanhada por todos. Um momento importante durante os dias da festa era que aparecia aquela noiva que ali na catedral casava para aproveitar a ornamentação belíssima.

O parque de diversão era grandioso. Acolhido por toda a praça Dom José Lopes; descendo pelas ruas transversais; chegando até a praça Jurandir de Brito.

O palco de festa recebia cantores famosos. Lembro-me de Wanderlei Cardoso. Foi um sucesso geral.

As mesas, que eram vendidas para os fazendeiros, comerciantes etc. Todos queriam participar do grande leilão do peru de dona Marieta Pita.

As famílias da cidade doavam seus deliciosos pratos para serem leiloados e saboreados enquanto aguardavam o momento mais importante: quem iria arrrematar o peru de dona Marieta?

E o leilão dos animais, doados pelos fazendeiros, também, era um ponto alto da festa. Muitos fazendeiros que moravam longe, mas mantinham suas fazendas ativas em Pesqueira, participavam da grandiosa festa.

Sinto saudade daquelas festas de Santa Águeda. Lembro-me de uma participação especial da Cruzada Feminina, com fantasias de papel. Muitas famílias participaram levando seus filhos e filhas para desfilarem,  mostrando a sua criatividade em cada peça apresentada. Era cada vestimenta, linda! Tudo para comemorar a Festa de Santa Águeda.

Mas, o tempo bom acabou. As fábricas fecharam. As Casa José Araújo, a matriz, uma casa centenária, também fechou suas portas. Até hoje eu não entendo como tudo isso aconteceu. Pesqueira era grandiosa nas suas fábricas. A Fabrica Peixe, a CICA Norte, Maravilha, Ciranda, entre outras. São lembranças que adornam nossos corações. 

Hoje à tarde, fui, com Medeiros, fotografar o parque de diversão e só encontramos isto, e somente na praça Jurandir de Brito.

Da praça Jurandir de Brito, vê-se ao fundo as torres da catedral de Santa Águeda, sem nenhuma peça de parque de diversão. Antigamente esta via era ocupada por toda extensão por diversas opções de divertimento. Cadê a roda gigante, e o carrossel?
 


O parque de diversão é somente este aí ao lado da praça Jurandir de Brito.
 
E aqui termino as minhas lembranças. Que Santa Águeda abençoe a todos os pesqueirenses.
E viva Santa Águeda! 

Maria Teresa

                                     










Nenhum comentário:

Postar um comentário