Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escolas de Pesqueira amargam desempenho pífio nos resultados do ENEM

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame, de participação voluntária, destina-se aos alunos que estão concluindo (concluintes) ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores (egressos). A partir do ano de 2009, os resultados do Enem passam a ser utilizados na implementação de outras políticas públicas, como a democratização das oportunidades de acesso às vagas no sistema de ensino superior; a certificação de Jovens e Adultos no ensino médio; a reestruturação dos currículos do ensino médio. O ENEM 2010 teve a participação de mais de 3 milhões de alunos.
A pouco mais de um mês do exame deste ano, os resultados por escola da avaliação de 2010 foram divulgados pelo Ministério da Educação com uma novidade. Pela primeira vez desde que um levantamento desse tipo foi feito em 2006, a taxa de participação de alunos de cada instituição é conhecida.
Nesse ranking as Escolas Pesqueirenses que outrora foram aclamadas pela sua excelente qualidade de ensino, ocupam as últimas posições tanto no ranking Estadual como no Nacional; apresentando índices de desempenho extremamente insatisfatórios e figuram entre as com piores avaliações, veja quadro abaixo (clique para ampliar). Nem mesmo as Instituições de Ensino particulares escaparam da derrocada, apesar de apresentares bons índices de participação dos seus alunos no Exame, obtiveram médias muito abaixo do considerado aceitável.
Clique na imagem para ampliar


“Cansei de falas grandiloquentes sobre educação, enquanto não se faz quase nada. Falar já gastou, já cansou, já desiludiu, já perdeu a graça. Precisamos de atos e fatos, orçamentos em que educação e saúde (para poder ir à escola, prestar atenção, estudar, render e crescer) tenham um peso considerável: fora disso, não haverá solução. A educação brasileira continuará, como agora, escandalosamente reprovada.”

Luft Lya

Nenhum comentário:

Postar um comentário