Saneamento é saúde. É obrigação do poder público municipal adotar todas as providências no sentido de sanear ruas e bairros, mesmo antes de calçá-los. No entanto, quase todas aquelas ruas não são calçadas nem saneadas. Deixam de construir esgotos e galerias pelo fato de que ficam escondidos. É como eles dizem: “fica escondido. Obra de saneamento não dá voto”. E para esses políticos descompromissados com a higiene e a saúde públicas pouco interessa construírem esgotos. Sendo assim, temos nossa arma maior nas mãos, o voto. Vamos exigir com seriedade o serviço público. Queremos coisas bem feitas. Mais respeito para com os nossos “brasileirinhos e brasileirinhas”, que são o futuro da nossa cidade e nação.
Maria Teresa
********************/********************/***************/******************/*******************
Os setores públicos municipais de Pesqueira, responsáveis pela vigilância sanitária e pela execução de obras de infraestrutura do saneamento básico, são insensíveis às reclamações de pessoas prejudicadas e preocupadas com a saúde de centenas de moradores das ruas Vista Alegre e Santa Águeda, no bairro Centenário, nesta. Vejam as fotos dos esgotos que correm a céu aberto nessas ruas.
Estas fotos por si revelam o descaso do poder público local. Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil professora Maria do Carmo Gonçalves de Oliveira e da Escola Municipal Professora Bernadete Miranda, a poucos metros desses esgotos, são obrigadas a passarem por cima, além de respirarem, constantemente, o odor exalado das fezes humanas expostas a céu aberto, colocando em risco a saúde desses pequenos "brasileirinhos e brasileirinhas", como são chamados carinhosamente pela nossa presidenta Dilma, e tão despresados pela administração pública desta cidade de Pesqueira.
Nesta foto, vemos dois esgotos de águas servidas e sanitárias, irrigando o leito das ruas com um mau cheiro insuportável.
Como se pode ver a ausência do poder público municipal de Pesqueira na construção desse esgoto que passa por baixo de uma casa.
Vejam o esgoto da rua Santa Inês, bairro Centenário. As fezes boiando! Um verdadeiro nojo e atentado à saúde pública. Senhores gestores, é assim que se cuida das famílias ali residentes?
Tamanha é a tristeza e indignação dos moradores dessa rua Santa Inês. Saímos desse local aos enguios. Que vergonha!
Rogamos a Deus que as autoridades municipais vejam e se convençam de que se trata de uma situação calamitosa. E que adotem as providências necessárias, com urgência, para a alegria e saúde de todos os moradores daquelas ruas.
É de se lamentar ter que exibir e descrever o que vemos nessa foto: fezes humanas expostas em plena via pública. - Rua Santa Inês, bairro Centenário, Pesqueira/PE. Não há saúde que resista e nem satisfação para com o poder público local.
Eis aí o Centro Municipal de Educação Infantil professora Maria do Carmo Gonçalves de Oliveira, a poucos metros de todos os esgotos expostos nas fotos, onde muitas crianças, com suas mães, são obrigadas a caminharem naquelas ruas e pisarem nas águas sujas, contaminadas, fedorentas, imundas.
Postado por Blog do Rodrigo Henrique Medeiros