Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2016

A corrupção no Brasil

A corrupção no Brasil
"Resposta a um amigo do Facebook sobre corrupção. Diz ele que votava no PT deixou de votar por conta da corrupção desse partido.
Corrupta Joaquim é essa elite perversa brasileira que deixou o nosso povo na miséria ao longo de 500 anos em que desmandaram este país. Quando a princesa Isabel "libertou" os escravos não lhes concedeu um palmo de terra para que estes pudessem trabalhar para sustentar as suas famílias, daí se iniciando as favelas que conhecemos hoje, e o prolongamento da escravidão que só no nome se acabara. E mais, os homens brancos que viviam nas franjas das grandes fazendas e dos latifúndios jamais tiveram qualquer direito social ou um pedaço de terra, reconhecidos, sabe você, viviam na mais absoluta miséria. Os jagunços e os capangas dos fazendeiros eram quem definiam as regras e os rumos das suas vidas. O Banco do Brasil só concedia empréstimos a usineiros, empresários da indústria, latifundiários do nordeste e outros, que nunca pagavam. Aos pequenos comerciantes e produtores rurais não havia políticas de apoio como o PRONAF, de hoje, que facilita a vida dessa importante categoria social. Pergunte a Expedito de Arcione Fernandes, da Santa Umbelina, na cidade de Uiraúna , como melhorou?
Amigo, quando das secas no nordeste os pobres morriam de fome, ou quando tinha frente de emergência os políticos e a elite das cidades surrupiavam o suor do sertanejo. Você lembra como era feito o pagamento dos cassacos ao final de uma semana de trabalho? Isso na seca de 1958, que vivenciei e nela trabalhei? Com vales, sendo o trabalhador obrigado a comprar nos armazéns credenciados por políticos, a preços exorbitantes. Você sabe, disso tenho certeza, o que era a indústria da seca, retratada por Antônio Callado? A propósito você viu na seca do ano passado, 2014, o nordestino perambulando pelas estradas e ruas das cidades a pedir esmolas para sobrevier? O comerciante perder o que tinha por saques? Não, amigo, estive em nossa cidade e não vir o que ocorria quando esses políticos que você muito bem referencia mandavam.
Quem estudava, tinha um trabalho decente, com direitos sociais reconhecidos? Essa é a verdadeira corrupção: produtora da miséria e da ignorância do povo. Quem comandou isto? Não foram os grupos políticos e econômicos que tentam retornar ao poder para fazer o mesmo? Deixar a nação brasileira de cócora diante do FMI, como acontecia no governo de vocês, de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB e do DEM. Amigo voltar para isso, Deus livre a todos nós e todo o povo brasileiro.
Sim, você se refere a corrupção de hoje, que a TV Globo a maior empresa mercantil de produção da ignorância do nosso povo, com suas novelas e noticiários mentirosos que diariamente brutaliza a nossa gente? Saiba, os governos do PT foram os que mais combateram a corrupção, que vocês acham que foi criação nossa. Não, nos tempos do PSDB e do DEM existia um Procurador Geral da República chamado Aristide Junqueira e se notabilizou como o engavetador Geral da República, lembra dele e em qual foi o governo. Tudo ele escondia, engavetava. A velha Globo beneficiária do governadeira FHC, mancomunada com os políticos de então escondiam tudo. Você lembra de ter havido alguma CPI na época de Fernandão?
Ah! Você se refere ao mensalão, a maior farsa que a velha elite de direita em acordo com a imprensa e com o ministro Joaquim Barbosa montaram nesse pais. Esse ministro negou a sua classe, o direito, a sua origem, a sua história de vida. Lembre amigo, que em 500 anos a elite branca jamais botou um negro na Suprema Corte do pais, foi preciso chegar o presidente Lula, não sendo exemplo para o que queria Lula, demonstrar o valor e a competência da raça negra. Vou chegar no noticiário da Globo, fonte na qual você se respalda. Aponte os dados concretos dos desvios de José Dirceu, José Jenoino? Valores, riquezas desses políticos, paraísos fiscais ou outros locais onde foram depositados o dinheiro roubado. Essa foi a maior cretinice montada contra homens que lutaram contra a ditadura e pelas liberdades públicas. Que defendiam um projeto político que contribuiu e contribui para melhorar a vida dos pobres. Mas, o povo não vai deixar que essa velha direita volte. Ele tem memória, sabe o que sofreu ao longo do tempo. Um, desses algozes, acaba de anunciar a sua fuga para Estados Unidos, para viver confortavelmente em sua mansão de mais de 1 milhão de dólares. Para eles, o povo, o povo que se dane. Amigo, a história não começou hoje, ontem, anteontem, ternontante, como se dizia lá em "nós", vem de longe, muito longe."
Professor da UFRN - Geraldo Margela

Nenhum comentário:

Postar um comentário