Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pobreza entre a população negra regrediu 86% em uma década
http://www.ptnosenado.org.br/…/47415-pobreza-entre-a-popula…

Reaças se mordam.

Ex-presidente participará de dois eventos em Milão. Além disso, ele palestrará para estudantes secundaristas italianos no evento "Rome 4 the Planet" e se encontrará...
PT.ORG.BR

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Abaixo o Fumacê! Educação Ambiental já!

“O FUMACÊ impacta o meio ambiente, causando mortes dos insetos polinizadores, tais como abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores.”




Diga não ao Fumacê. Que cada pessoa cuide da sua casa, mantendo a caixa d´água bem fechada e as calhas limpas.

Fumacê causa danos ao meio ambiente

Priscila Biancovilli


A passagem dos carros ditos “fumacê” foi interrompida no início de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, por determinação do prefeito César Maia. Na época, alegou-se que a substância provocaria um desequilíbrio ambiental, por matar pequenos insetos além do mosquito da dengue. Afinal, a pulverização do inseticida Malathion – usado para este fim – traz mais benefícios ou prejuízos para a natureza e a sociedade como um todo? Este é o assunto da nossa segunda matéria do especial Meio Ambiente.
Características
O fumacê é um veneno em forma de óleo, transformado em gotículas por uma máquina especial que o espalha pelas ruas. Esse veneno cobre todas as superfícies, como telhados, plantas, janelas e gramados. Em um dia de chuva, o material é “varrido” destes locais e cai nos leitos d’água (rios e lagos, principalmente). Tem-se então o envenenamento destes locais, que resulta na morte de micróbios e pequenos insetos, prejudicando o equilíbrio ambiental deste sistema. “Os peixes, que dependem de animais menores para se alimentar, também morrerão. Partindo para o ambiente terrestre, os pássaros sofrerão um grande impacto negativo, pois os seres vivos de que se alimentam, como besouros e formigas, não existirão em quantidade suficiente”, explica o professor Maulori Cabral, do departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ.
De acordo com Maulori, o fumacê não diminuiria os casos de dengue durante a última grande epidemia no verão de 2008. “Os mosquitos que agora existem são descendentes daqueles que, no passado, resistiram aos primeiros fumacês. Testes feitos em laboratório mostraram que a eficiência desta substância chegava próxima a 100%. Porém, alguns sobreviviam, e estes insetos acasalavam e deixavam filhotes, que se proliferam até hoje. Ensaios feitos em laboratório mais recentemente demonstraram que a maior parte dos mosquitos não morre mais com o fumacê.”
A criação de um possível novo veneno não surtirá os efeitos desejados, pois, por mais que no início haja uma alta eficiência, com o tempo os mosquitos adquirirão resistência a ele. “Toda vez que existe uma barreira seletiva, se destacam aqueles organismos geneticamente diferentes, presentes no meio da população em proporção ínfima. Essa regra existe para todos os seres vivos, desde o micróbio até o ser humano”, destaca Maulori.
Muitas pessoas costumam fechar portas e janelas ao perceber a chegada do fumacê, em uma atitude julgada positiva pelo professor. “Esse é um veneno que se acumula nas gorduras do corpo, e pouco se sabe sobre seus efeitos tóxicos a médio e longo prazo. Esse produto, apresentado inicialmente como uma solução promissora, pode gerar conseqüências desastrosas.”
Maulori faz questão de afirmar que a destruição e desequilíbrio do meio ambiente provocados pelo homem podem gerar conseqüências desastrosas às gerações seguintes. “Meio ambiente implica em conviver harmoniosamente com a natureza. Se você fizer bem a ela, ela te fará bem. Se você tratá-la mal, ela te cobra com juros e correção monetária”, finaliza.
Dengue no Rio
A última epidemia de dengue no Estado do Rio de Janeiro foi considerada a mais violenta dos últimos tempos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a doença causou mais de 30 mil vítimas e 31 mortes, de janeiro a março de 2008, apenas na cidade do Rio de Janeiro. No centro desta crise, causou polêmica a decisão do prefeito César Maia de proibir a passagem dos chamados carros fumacê, anteriormente bastante utilizados como forma de combate a mosquitos transmissores de doenças.
Apesar da recusa do prefeito carioca em aplicar o produto nas ruas da cidade, algumas cidades da região metropolitana organizaram mutirões da dengue e aderiram ao fumacê. No último mês de abril, por exemplo, o “Mutirão da Cidadania” visitou 96 comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro, e o carro fumacê circulou por todas elas.

Fonte, http://www.olharvital.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=134&codigo=10

quarta-feira, 27 de maio de 2015

"Pra Não Dizer Que Eu Não Falei Das Flores"

"Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas marchando indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo o canhão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"



Link: http://www.vagalume.com.br/charlie-brown-jr/pra-nao-dizer-que-eu-nao-falei-das-flores.html#ixzz3bOI3v57b

quinta-feira, 21 de maio de 2015

http://www.ocafezinho.com/2014/10/09/mensalao-pernambucano-envolveu-psdb-e-psb/

Mensalão pernambucano envolveu PSDB e PSB 9 outubro 201409/10/2014Miguel do RosárioCorrupção114 comentários Aqui não tem delação premiada sem prova de...
OCAFEZINHO.COM

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/05/20/relatorio-confirma-versao-de-dilma-sobre-pasadena/


Um relatório elaborado pelo comitê de auditoria da Petrobras sobre a compra da refinaria de Pasadena em 2006, e divulgado nesta quarta-feira (20) pelo jornal Valor Econômico, confirma a versão da presidente sobre Pasadena."
JB.COM.BR




Ações vão desde fornecimento de refeições a investimentos em políticas públicas.
WSCOM.COM.BR

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dilma é progresso!


Nessa terça (19), a presidenta Dilma Rousseff recebeu a visita do primeiro-ministro chinês Li Keqiang. Foram assinados 37 atos bilaterais, reforçando a cooperação ‪#‎BrasilChina‬ já consolidada desde 2009. Entre os destaques estão a parceria na construção da Ferrovia Transcontinental, o início das obras das linhas de transmissão ultra-alta de Belo Monte e o crédito de US$ 10 bilhões para a Petrobras. Confira as imagens em nosso Flickr:goo.gl/nbfq5b


sexta-feira, 15 de maio de 2015


A semana não poderia terminar pior para coxinhas e paneleiros. O comandante do exército brasileiro mandou os golpistas pararem de falar merda. O general Villas...
O CAFEZINHO

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Recado para você: boateiro de WhatsApp!

No WhatsApp - tem gente que não se toca e parte a atacar com mentiras o ex-presidente Lula! Ora, crie vergonha na cara e pare de espalhar mentiras! É por isso que a sua cidade não cresce. Você deixa de olhar o descaso que acontece em sua cidade para ficar falando mal de quem só o bem fez, e faz, ao nosso Brasil! WhatsApp deveria ser um local de se fazer amizade e não o antro da mentira! Principalmente compartilhando mentiras de certa revista mentirosa!
A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta quinta (14), o modelo de partilha, adotado para a extração e produção de petróleo e gás na área do pré-sal brasileiro. Segundo ela, esse modelo é adequado e favorece a sociedade brasileira. Os recursos dos royalties do petróleo extraído da camada do pré-sal serão destinados 75% para educação e 25% para saúde. goo.gl/rdLGD7

"O que o PT fez ninguém fez em 500 anos", afirmou Leonardo Boff

“O PT tentou criar as condições para que os humildes pudessem ter acesso às questões fundamentais da vida que é o trabalho, saúde, comida... Esse projeto eu vou defender até o fim da vida", afirmou o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff durante participação no programa Espaço Público 


O filósofo ainda destacou que isso "não significa que eu deixe de fazer críticas ao PT, mas essa causa tem que ser salvaguardada e eu me admiro que muitos a critiquem, porque em 500 anos ninguém fez uma política assim”.

O Espaço Público é apresentado pelo jornalista Paulo Moreira Leite e conta com a participação dos jornalistas Florestan Fernandes Júnior e Diego Amorim, repórter do Portal de Notícias Fato Online.


Fonte, http://www.vermelho.org.br/noticia/263409-29

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Nota à imprensa

12/05/2015 16:35 | Diogo

É inaceitável que uma grande democracia como o Brasil, com 200 milhões de habitantes, uma das maiores economias do mundo, seja transformada em refém de um criminoso notório e reincidente, de um réu que negocia depoimentos – e garante para si um percentual na recuperação do dinheiro que ajudou a roubar.

É inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país, legitimadas democraticamente pelo voto popular. Que se dê crédito a criminosos  para apontar quem é e quem não é honesto neste País.

É uma pena que parte da imprensa brasileira venha tratando bandidos como heróis, quando tais pessoas se prestam a acusar, sem provas, os alvos escolhidos pela oposição; quando se prestam a difamar lideranças que a oposição não conseguiu derrotar nas urnas e teme enfrentar no futuro.

O Brasil merece ser tratado com mais responsabilidade e seriedade.

Assessoria de Imprensa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

São Paulo, 12 de maio de 2015 

http://www.institutolula.org/nota-a-imprensa-4

terça-feira, 12 de maio de 2015

sexta-feira, 8 de maio de 2015

"Sobre competências de governos que a velha mídia omite para manipular incautos, os midiotas de sempre:
1 - Educação: POR LEI: ensino fundamental é responsabilidade do prefeito; ensino médio é responsabilidade do governador e ensino superior é responsabilidade do Governo Federal. O Governo Federal subsidia, via FUNDEB, até 65% do salário do professor do ensino fundamental(município) e do professor do ensino médio(estadual), só que prefeitos e governadores, muitos da oposição, não repassam para os salários. Não gostou e quer mudar? Reclame com seu deputado federal e com seu senador.
2 - Segurança Pública: POR LEI, segurança pública é responsabilidade do governador que é o chefe da Polícia Militar e da Polícia Civil. O Governo Federal é responsável só pela Polícia Federal e pela Força Nacional. Não gostou e quer mudar? Reclame com seu deputado federal e com seu senador.
3 - Saúde: POR LEI, atendimento médico é responsabilidade de prefeitos e governadores. O Governo Federal envia, via SUS, a grana para municípios e estados, mas prefeitos e governadores desviam a grana para outras coisas. A grana do SUS não falta. O problema do SUS é de gestão no atendimento municipal e estadual e não do Governo Federal. Repare que na sua cidade os hospitais são municipais(prefeito) e estaduais(governador). Poucas cidade têm hospitais federais que, na realidade, eram municipais ou estaduais, mas devido à má gestão, para evitar o fechamento, o Governo Federal assumiu. Não gostou e quer mudar? Reclame com seu deputado federal e com seu senador.
POR LEI, o MEC, Min Saúde não podem fiscalizar a aplicação das verbas para a Saúde(SUS) e Educação(FUNDEB). Isso cabe ao tribunal de contas do município (TCM) e ao tribunal de contas do estado(TCE). Só que os conselheiros desses tribunais são nomeados pelo prefeito e pelo governador. Não gostou e quer mudar? Reclame com seu deputado federal e com seu senador."

Fonte, https://www.facebook.com/pages/Stanley-Burburinho/223843157776973
"1) Por lei, combate à dengue é responsabilidade do prefeito e do governador e não de Dilma. Imagina se o Governo Federal tivesse que combater a dengue, sozinho, e controlar os mata-mosquito nos mais de 5.700 municípios do Brasil;
2) Por lei, abastecimento de água é responsabilidade do governador e não do Governo Federal;
3) A greve de professores em São Paulo, no Paraná e no Pará, todos do PSDB, é responsabilidade dos prefeitos, se for professor municipal, e dos governadores se for de professores estaduais, e não do Governo Federal. Por lei, ensino fundamental é responsabilidade do prefeito, ensino médio é responsabilidade do governador e ensino superior é responsabilidade do Governo Federal;
4) Chacinas em São Paulo: por lei (está na Constituição), segurança pública é responsabilidade do governador que é o chefe da Polícia Militar e da Polícia Civil e não do Governo Federal que é responsável pela Polícia Federal e Força Nacional. O Governo Federal só pode enviar a PF e a Força Nacional para um Estado, somente de o governador daquele estado solicitar ajuda oficial."

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Concordo com o senhor, jornalista William Pôrto!

"Que falta a alguns políticos de Pesqueira? Um pouco de coragem, competência e civismo."

"A inauguração da Jeep,em Goiana, foi muito positiva, demonstra que o interior pode receber grandes empresas. Viva Goiana. Mas é preciso que baseada nesse exemplo, a nossa Pesqueira batalhe por uma benfeitoria desse tipo. Para isso é preciso primeiro arrumar a cidade e de lideranças de vulto. Sem isso vamos continuar nos conformando com indústrias fundo de quintal."

"Está aumentando a violência em Pesqueira, inclusive os acidentes. Está faltando realizar um grande protesto em praça pública. Apenas lamentar não resolve. Essa acomodação é cúmplice da violência e dos acidentes. Quem disser o contrário está mentindo."


Jornalista William Pôrto

Avante, Dilma!

"Dilma está sendo conhecida internacionalmente como a mulher que está despertando a Ira dos ricos. Depois de 510 anos de Brasil, um país feito e planejado para os ricos, algo de muito intrínseco está ocorrendo. O fato dos negros e pobres terem acesso a universidades, supermercados e avião. O fato da mulher ter autonomia para gerir os recursos dos programas federais e que o Brasil não é mais o quintal do FMI e dos EUA tem feito muitos ricos pegarem em panelas.
Uma coisa que nunca mudou, foi a forma da crítica, sempre a desculpa de corrupção foi o bode expiatório da elite brasileira para atacar governos com traços populares. Como diz o ditado, cada um acha o defeito nos outros, aquilo que é mais alarmante em sí mesmo. A corrupção sempre foi patrimônio da elite que se aproveita do Estado para enriquecer, assim foi em todos os governos antes do Presidente Lula.
No entanto, o que realmente está despertando a ira dos ricos é que agora, quando voltarem a governar o Brasil, já não encontrarão uma terra sem lei. O que os Ricos vão encontrar é a Lei da Transparência, a corrupção como crime hediondo, um ministério público e uma polícia Federal  e com autonomia para investigar e punir. Vai dar trabalho destruir essa máquina caçadora de corruptos montadas pelos governos do PT, Partido dos Trabalhadores."

A Dilma está sendo conhecida internacionalmente como a mulher que está despertando a Ira dos Ricos. Depois de 510 anos de Brasil, um país feito e...
JOVENSDESQUERDA.WORDPRESS.COM

Roberto Freire agride fisicamente Jandira Feghali

Por , postado em maio 6th, 2015 | 96 comentários
ScreenHunter_5741 May. 07 00.59

ScreenHunter_5740 May. 07 00.58

As fotos de Lula Marques (acima)  não mentem.
Inacreditável o nível a que chegou a oposição política no Congresso.
O presidente do PPS, Roberto Freire, acreditem se quiser, agrediu fisicamente a nossa querida Jandira!
Socorro, Brasil!
*
No Facebook de Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB RJ.
SOBRE AS AGRESSÕES EM PLENÁRIO
Parece que as noites na Câmara não tem como piorar nesta Legislatura. Sim, fui agredida fisicamente pelo deputado Roberto Freire durante discussão da medida provisória 665 agora pouco. Pegou meu braço com força e o jogou para trás. O deputado Alberto Fraga, NÃO SATISFEITO com a violência flagrada, disse que “quem bate como homem deve apanhar como homem” na minha direção. Fazia menção a mim.
É assustador o que está acontecendo nesta Casa. Em trinta anos de vida pública jamais passei por tal situação. Em seis mandatos como deputada federal, onde liderei a bancada do PCdoB por duas vezes e enfrentei diversos embates, jamais fui sujeitada à violência física ou incitação à violência contra mulher. Muitas foram as frentes de debate político aqui dentro. Parece irônico a mulher que escreveu o texto em vigor da Lei Maria da Penha seja vítima de um crime como este.
Vou acionar judicialmente o senhor Fraga pela apologia inaceitável. Esta medida já está sendo encaminhada. Minha trajetória é reta, ética e coerente dentro da política desde quando me tornei uma pessoa pública, na década de 80. Não baixarei a cabeça para nenhum machista violento que acha correto destilar seu ódio. A Justiça cuidará disto. E ela, sim, pesará sua mão.
‪#‎DeputadoAgressor‬
‪#‎ViolênciaNÃO‬
Fonte,
 http://www.ocafezinho.com/2015/05/06/roberto-freire-agride-fisicamente-jandira-feghali/

quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Senhores e senhoras a favor da redução da maioridade penal (87% do país), por favor ouçam o Dr. Drauzio Varella. video inteiro "

Alberto Kopittke: Os motivos para o desespero da oposição

20141104-brasil-belo-monte



O desespero da oposição tem fundamento
É preciso olhar o atual ataque que a oposição político-midiática-financeira está fazendo ao Governo Dilma para além da onda de ódio disseminada em setores da classe média para que se compreenda os seus reais motivos.
As razões para um ataque tão virulento, beirando ilações de apoio a um Golpe de Estado, obviamente não estão na indignação do PSDB, da Rede Globo, da Veja, ou do capital financeiro em relação a corrupção, com a qual sempre conviveram tranquilamente, quando lhes convinha.
O que a oposição percebeu é que, após atravessar mais um ou dois semestres com dificuldades econômicas, os últimos três anos do Governo Dilma podem ser o ápice do atual projeto nacional-desenvolvimentista, iniciado em 2002.
A partir do segundo semestre do ano que vem, o Governo começará a inaugurar as grandes obras dos Governos Lula e Dilma, como a transposição do Rio São Francisco; as Hidrelétricas de Belo Monte (a terceira maior do mundo), de Jirau e de Santo Antônio; a expansão e construção de pelo menos 6 metrôs que estão em obras e dezenas de BRTs; pontes, como a de Laguna (SC) e a segunda Ponte do Guaíba (RS); grandes trechos da Ferrovia Norte Sul; ampliação e modernização dos maiores aeroportos do país; plataforma de petróleo; refinaria Abreu e Lima, que será a mais moderna do país; entre muitas outras.
A Petrobrás que nos últimos anos fez muitos investimentos para se preparar para o pré-sal, volta a se capitalizar a partir de 2016 e as extrações de Petróleo quadruplicam nos próximos três anos.
Além disso, a inflação tende a recuar e a economia voltar a crescer, gerando mais alguns milhões de empregos. E, de quebra, a Presidenta ainda inaugura a Cidade Olímpica e o Parque Olímpica e recepciona as Olimpíadas e as ParaOlimpíadas de 2016, em um megaevento que tende a ser 6 vezes maior que a Copa do Mundo.
Neste cenário, dá para entender o desespero da oposição e seu desatino golpista. Eles sabem que tudo o que foi plantado nos últimos 12 anos, será colhido nos próximos quatro.
*Alberto Kopittke é advogado e vereador de Porto Alegre.
Fonte, http://www.viomundo.com.br/politica/alberto-kopittke-os-motivos-para-o-desepero-da-oposicao.html

#ComDILMAaPANELAéCHEIA

"MP ARRASA ÉPOCA: NÃO HÁ PROVA ALGUMA CONTRA LULA"

:

247 - Terminou de forma vergonhosa, para as Organizações Globo, em especial para a revista Época, o mais recente capítulo da cruzada empreendida pela família Marinho contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na capa deste fim de semana, Época rotulou Lula, na capa, como "operador", e, nas páginas internas, como "lobista em-chefe" de grupos empresariais brasileiros junto ao BNDES.

O motivo seria uma investigação aberta há uma semana pelo Ministério Público Federal contra Lula, relacionada a negócios da Odebrecht na África e na América Latina.

Agora, sabe-se que não existe nem sequer uma investigação, mas apenas um procedimento preliminar, aberto por um procurador, chamado Anselmo Henrique Cordeiro, a partir de uma reportagem do jornal O Globo.

Escolhida por sorteio para dar andamento a este procedimento, que pode ou não virar uma investigação, a procuradora Mirella Aguiar, foi arrasadora. Disse que não foi apresentada "prova nenhuma" contra o ex-presidente Lula e negou a possibilidade de quebra de sigilos do ex-presidente Lula ou do Instituto Lula.
 
"A quebra de sigilo é algo que a Justiça não costuma dar com base em notícias anônimas e equiparo um pouco a reportagem jornalística a uma notícia dessas porque não temos prova nenhuma. Qualquer tipo de invasão da esfera da intimidade, da privacidade do investigado tem que ser fartamente fundamentada. Quando se faz a pergunta se isso daqui poderia gerar uma quebra de sigilo, a inexistência de provas neste momento não autorizaria", afirmou, em entrevista ao jornal ‘Estado de S. Paulo’, publicada num pé de página, sem muito destaque. 
 
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Instituto Lula desmascarou o chamado "método Época de jornalismo", lembrando que nem mesmo a investigação citada na capa existe (saiba mais aqui). 

O que se tem, portanto, é apenas uma tentativa de manipulação do processo político por parte da imprensa e de instituições de Estado. O jornal O Globo publica uma reportagem, que gera um procedimento interno no MP, que vaza para Época, também das Organizações Globo, e alimenta uma campanha de difamação e desinformação.

Em tempo: ao acusar o ex-presidente Lula de defender interesses de construtoras brasileiras no exterior, criminalizado sua atividade como palestrante, Época, na prática, fez lobby por um grupo chinês, chamado Ghezouba, derrotado em concorrências internacionais (saiba mais aqui).

Fonte, http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/179590/MP-arrasa-%C3%89poca-n%C3%A3o-h%C3%A1-prova-alguma-contra-Lula.htm

terça-feira, 5 de maio de 2015






REFLEXÕES SOBRE O 1º DE MAIO
O escravo, os homens brancos das franjas das fazendas, os operários de trabalho precarizado, as multidões das periferias e favelas, e suas causas: o pacto colonial, a dependência econômica, o Estado autoritário e a hegemonia intelectual falsificada, importada da Europa, comandada pelos capitais: mercantil, industrial e financeiro, nos impingiram um tipo de vida que já dura séculos. Que é preciso continuar sendo questionado.
A história não tem sido generosa com o nosso povo. Porque lhe foi imposto, por uma certa elite tacanha, uma herança perversa que já alcança mais de 500 anos: de trabalho escravo; de monopólio da terra, de trabalhador sem direitos assegurados; de emprego precarizado, de repressão e de violência. E mais: vivendo em um universo de poderosos: de senhores proprietários de escravos; latifundiários de chibata em punho; de empresários que se lambuzam na super-exploração do trabalho humano e vêm o Estado do bem-estar social como um entrave em seus avaros desejos de acumulação. Tudo isso criou um ambiente político-social que não permitiu ao trabalhador, nesse tempo, o acesso a uma formação cultural crítica, a uma educação transformadora e a políticas sociais de amparo.
A modernidade brasileira ( econômica, cultural e política) se perdeu na imensidão do seu território. Na multiplicidade das multidões dos seus pobres. A modernidade aqui instalada sempre foi pensada para poucos, porque aprisionada nos escaninhos dos desejos dos senhores, dos barões ladrões; na vergonha da nação escravocrata, lastreada em uma das suas frações sociais "livres", porém, excluída. Além de dominada pela ideologia do favor, do mandonismo local, do clientelismo universalizado, do autoritarismo.
Nunca, a elite brasileira, rural ou urbana, se deu conta da existência de um povo, de uma multidão de pessoas que precisasse com ela conviver, pactuar, dialogar, negociar, ao menos, nos parâmetros da modernidade europeia, do liberalismo econômico, assentado pelo iluminismo. Sempre que pode ela tornou estreitos os horizontes da integração, da civilidade, da democracia, da criação de uma visão crítica que possibilitasse à compreensão das causas que levaram e ainda levam, às maiorias, à se conformarem ao chão social rústico, construído e dominado pela lógica do senhor da Casa Grande, do capital, condicionando, desse modo, o destino da nação.
Em um mundo dominado, desde sempre, pelo modo de produção capitalista, sem um contraponto a vista, pela existência de uma sociedade mais avançada, socialista, por exemplo, ficamos patinando nas conquistas sociais e políticas, nos estritos limites dos princípios do liberalismo falseado, como projeto mais avançado, na busca da conquista do sujeito de direitos, sufocada fortemente pelos entraves impostos pelos interesses do capital.
Que bandeiras nos animaram nesse dia 1° de maio para irmos às ruas, senão, a luta para preservar as conquistas duramente obtidas no passado, já presentes na CLT dos anos 40 do século XX, e que, agora, estão ameaçadas por um congresso conservador, retrogrado. Quando deveria constar uma outra pauta, que expressasse avanços sociais, como redução da jornada de trabalho de 44 h semanais para 40, de ganhos de produtividade do capital, de mais ganho salarial e outras políticas públicas, na direção dos trabalhadores, dos excluídos.

Geraldo De Margela 
Professor da UFRN
Fonte, https://www.facebook.com/geraldodemargela.margela?fref=nf

domingo, 3 de maio de 2015

É Campeão 2015!


E a massa coral toda grita: É campeãooooo É campeãoooooo
Aqui é PAIXÃO E RAÇA. É Santa Cruz juntando mais uma vitória ao seu passado de glória!!!!
CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2015


E a massa coral toda grita: É campeãooooo É campeãoooooo
Aqui é PAIXÃO E RAÇA. É Santa Cruz juntando mais uma vitória ao seu passado de glória!!!!
CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2015