Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de janeiro de 2015



A EDUCAÇÃO DO NOSSO POVO.
Exame do Ensino Médio - ENEM, 500 mil jovens, em um universo de 7 milhões, zeraram a prova de redação, propalam os meios de comunicação. Profundamente lamentável que isso ainda ocorra. Caminhando um pouco pela história da educação do nosso povo e a minha, em particular, percebo que em 1964, em minha cidade, Uiraúna - PB, assim como em tantas outras, Brasil afora, não existia escola pública: ginásio, científico, clássico, denominações dos níveis de ensino no meu tempo. Estávamos todos condenados a concluir apenas o ensino primário. Feliz daquele que tivesse um familiar em algum lugar, com esses níveis de ensino público e pudesse acolher os parentes que desejassem continuar os seus estudos.
Eu tive, assim como alguns dos meus conterrâneos, que vir estudar na Casa do Estudante do Rio Grande do Norte, em Natal. Uma excelente oportunidade para quem encontrou essa saída. Muitos dos que vieram são hoje bons profissionais. Isso mudou, ou melhor, está mudando. Hoje, em minha cidade não tem problema de escola, e mais, encontro jovens, filhos de feirantes e pequenos agricultores concluindo bons cursos, avançando na vida. Graças, em boa medida, aos programas do governo federal, do PROUNI, por exemplo, existentes nessa área.
Amigos, a caminhada será árdua e longa para superarmos as velhas políticas educacionais adotadas, por séculos, pelos velhos grupos dominantes, que deixaram no atraso e na escuridão o nosso povo pobre, trabalhador. Na marcha que estamos imprimindo hoje, para a educação da nossa gente, vislumbramos algum rastro de esperança. Temos que avançar a passos mais rápido. Ainda: precisamos manter e fazer avançar o projeto político que vivenciamos nos últimos tempos. Isso seria um capítulo da emancipação dos brasileiros. Tomara que eles continuem entendendo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário