A inclusão social aliada à valorização da educação brasileira foram missões abraçadas pelo ex-presidente @Lula , logo no início de sua gestão, em 2003.
Desde então, foram muitos os avanços conquistados pelo País.
Neste mesmo período, os recursos destinados à educação triplicaram.
Nesse ritmo, ainda durante sua administração, o Brasil promoveu o ensino espanhol na educação brasileira.
O êxito na missão rendeu ao ex-presidente o título de doutor honoris causa em educação e filologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
A honraria foi entregue em cerimônia realizada ontem pela instituição de ensino, uma das mais antigas e importantes do planeta.
“Conhecer o idioma dos parceiros é parte do processo de construção de uma cidadania mais larga”, disse Lula ao receber o título.
Em seu discurso, o ex-presidente destacou o empenho da instituição no reconhecimento dos índios da América como cidadãos.
“Salamanca simboliza o Humanismo em todos os campos do conhecimento, e erigiu-se em trincheira da liberdade de pensamento”, declarou.
“O que nos parece óbvio, no século XXI, foi um gesto de extrema ousadia intelectual e moral, no Século XVI”, completou.
Hoje, por meio do programa Ciências Sem Fronteiras e Prouni Internacional, 300 estudantes do Brasil estão matriculados em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Salamanca.
“Tudo que estamos realizando no campo da Educação, com a contribuição de valorosos parceiros, tem o sentido de proporcionar um futuro melhor para esta geração e para as que virão depois”, disse.
“Esta é a maior garantia de que o Brasil continuará se transformando e surpreendendo o mundo com novas e profundas transformações”, completou.
O ex-presidente também destacou as transformações vividas pelo Brasil nos últimos 11 anos, com destaque para o aumento do salário, o combate à extrema pobreza, a criação de 21 milhões de empregos e a inclusão social de 46 milhões de brasileiros.
“Tivemos de enfrentar resistências e preconceitos de toda ordem. Especialmente o preconceito de elites que governaram o país ao longo de séculos, sem jamais confiar na capacidade do nosso povo”, disse.
Esse é o 27º título de doutor honoris causa recebido pelo ex-presidente.
A honraria é concedida por universidades nacionais e estrangeiras a personalidades que se destacam por contribuir para o desenvolvimento.