O bom político é aquele que tem uma visão da realidade: ver os problemas, os dramas das pessoas, suas necessidades, desejos. A realidade é o mundo das pessoas.
O bom político é aquele que faz promessas (campanha): nunca diz um não para as pessoas, promete mudar a situação com projetos, objetivos. Tudo está se fazendo.
O bom político é aquele que chegando ao poder, se transforma em administrador e realiza tudo o que prometeu nas campanhas. Cumpre o que prometeu.
O bom político sabe que não só ele tem visão da realidade e que outro poderá ver mais do que ele. A visão de mundo é façanha de grupos organizados.
O bom político deve: ser bem preparado; ter uma experiência legislativa e executiva.
O bom político é aquele que: ouve as pessoas, a opinião de especialistas, dialoga com outros políticos, procura composições, não julga ser o dono da verdade, mas de uma parte dela. O homem é um ser aberto para o outro.
O bom político é aquele que acredita em sonhos: sempre tem um sonho a realizar, acredita nos sonhos das pessoas, luta para transformar os sonhos em realidade.
O bom político é: aquele que procura em primeiro lugar a coisa pública, é incansável no acolher as pessoas, é humilde, simples.
O bom político é: sincero consigo mesmo e com os outros, sabe dizer sim e dizer não na hora certa e do modo correto.
O bom político é: aquele que possui uma ética pessoal (convicção) e uma ética da responsabilidade pelo todo. O todo é mais importante do que a parte.
O bom político é: aquele que possui uma ideologia do partido, luta e é fiel a ela.
O bom político é...o cidadão da polis, o participante da polis, o responsável pela polis.
O bom político é...Você?
Ozanir Martins Silva – Fortaleza, 08.07.2010. Recordando as aulas de teorias políticas.
polis – quer dizer: cidade
Fonte: Instituto Dom José
http://www.idj.com.br/noticias/noticia.asp?id=125
Nenhum comentário:
Postar um comentário