Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de março de 2013

"Rombo em Pesqueira chega a mais de oito milhões"

"A ponta do Iceberg"

"A procuradoria do município de Pesqueira identificou até agora um rombo nos cofres públicos ...estimados em mais de oito milhões de Reais. Segundo o procurador João Prudêncio, o trato com o dinheiro público é estarrecedor e os crimes praticados pelo governo passado deixaram sua equipe boquiaberta, “a equipe de transição não teve muito acesso aos documentos, mas hoje, depois de quase 100 dias de governo, estamos identificando um verdadeiro assalto aos cofres públicos”, desabafa o procurador.
Ainda segundo o procurador, a comissão de transição encontrou, a princípio, várias irregularidades que fogem da normalidade inclusive o atraso do pagamento do mês de dezembro dos funcionários municipais. Segundo Prudêncio, existia uma verba que foi desviada de uma conta vinculada a Educação para outra conta corrente, o dinheiro era para ser destinada a compra de ônibus escolares e a ex-prefeita, desviou o dinheiro para que o futuro gestor pagasse ao funcionalismo, “essa prática é criminosa, não se pode desviar em hipótese alguma dinheiro da União para outros fins, o atual prefeito não compactua com essa prática, pois é crime” relata João Prudêncio.
Dentre os desvios de verbas, a controladoria mostrou documentos em que a prefeitura adquiriu livros para os estudantes da rede municipal e simplesmente sumiram ou não chegaram, mas o dinheiro foi pago, além disso, o não cumprimento da aplicação de sessenta por cento dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério, efetivo exercício da educação básica pública presencial, essa Lei foi descumprida”, lamenta Prudêncio.
Só pra se ter uma ideia, ficou uma dívida de mais de cento e um mil Reais de contas telefônicas em atraso desde o mês de outubro, foi feito um parcelamento para que as linhas fossem reativadas e os trabalhos prosseguissem na atual gestão. “O rombo vem de todos os lados”, afirma Prudêncio lembrando que houve pagamentos em duplicidades, ou seja, pessoas receberam duas vezes pelo mesmo serviço, um débito de quatrocentos e cinquenta mil Reais relativos ao processo licitatório para compra de uma máquina de trator de esteira, adquirido pelo município no mês de julho, em seis parcelas a qual nenhuma foi paga; constatamos também através da ex-secretária de educação e que também foi remetido pela controladoria Geral da União dos livros do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos de julho de 2010 - constatando inúmeras irregularidades na Educação; irregularidades em processos licitatórios; em tomadas de preço; movimentação de recursos financeiros fora da conta bancária específica do FUNDEB e pagamento sem suporte documental; aplicação dos recursos do FUNDEB para custeio de despesas da Secretaria que atende também área de Turismo e Esporte, que é uma prática irregular; pagamentos de diárias em desacordo com a finalidade das ações da Educação Básica; irregularidades no pagamento de capacitações; execução de despesas em desacordo com as ações de Educação Básica e sem comprovação de qualificação de equipe técnica; fuga ao procedimento licitatório e ausência de comprovação de serviço transporte, material e documentos para as escolas do município; ausência de comprovação e prestação de serviços de transportes para a equipe pedagógica de professores; ausência de prestação de serviços no transporte escolar; irregularidades em termos de parceria com a OCIPE e INTERCEPT firmado por meio de dispensa; irregularidades no pagamento de pessoal no ano de 2009; Dívida com os bancos, prestadores de serviços, fornecedores e um rombo da previdência do município onde o dinheiro era descontado dos salários e não repassados para o fundo de previdência.
“Trata-se de desvio de verbas que inclusive está sendo apurado pelo Ministério Público Estadual, e isso é crime de improbidade administrativa que dá prisão de até cinco anos de reclusão, ressarcimento aos cofres públicos do que foi desviado, perda do mandato eletivo e perda dos direitos políticos”, lembra o procurador.
PNATE - Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar consiste na transferência automática de recursos financeiros, sem necessidade de convênio ou outro instrumento congênere, para custear despesas com a manutenção de veículos escolares pertencentes às esferas municipal ou estadual e para a contratação de serviços terceirizados de transporte escolar, tendo como base o quantitativo de alunos da educação básica, dele, a ex-prefeita faturou duzentos e oitenta mil reais e desse total foi desviado, segundo o procurador, sessenta e oito mil reais. A procuradoria da prefeitura entrou com uma representação junto ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Federal para que fossem apuradas as irregularidades.
“Não estamos dando conotação política a esses atos, o que nós queremos, e falo pela procuradoria do município, é dar transparência as ações mostrando os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência e esses são princípios constitucionais para qualquer gestor, se não ele também é penalizado, e a população tem que saber de tudo o que está se passando,” ressalta João Prudêncio.

“Foi recebida uma verba de quase 1.800.000,00 do Fundeb para aquisição de ônibus escolares e ar condicionados para que as escolas fossem climatizadas, dinheiro liberado em julho de 2012 – o dinheiro não foi aplicado e sim transferido em sua totalidade para a conta do município e da conta municipal para outras contas, tomando chá de sumiço”.

A Lei manda que qualquer doação seja feita até 31 de dezembro quando há ano eleitorais e várias doações de terrenos foram feitos no ano de 2012 em troca de favores políticos. Prudêncio mostra documentos assinados pela gestora do município que prometia enviar projeto de Lei, após a eleição para que eles pudessem construir, formalizando o ato. A prefeitura orienta para que ninguém construa em terrenos que não tenha escritura pública."
 
 

quarta-feira, 27 de março de 2013

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/03/danuza-leao-preconceito-pec-domesticas.html

sábado, 23 de março de 2013


Conheça a obra que Dilma irá inaugurar em Serra Talhada

O Ministério da Integração Nacional apresenta em vídeo a Adutora do Pajeú, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que a presidenta Dilma Rousseff irá visitar na próxima segunda-feira (25/3), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.
São quase 600Km de tubulação, indo desde a captação no rio São Francisco, em Floresta/PE, até o município de Taperoá/PB. A presidente inaugurará o trecho entre Floresta/PE e Serra Talhada/PE, parte da primeira etapa do empreendimento, onde mais de 120 mil famílias já estão sendo beneficiadas.Assista:

http://portalbelmonte.com.br/conheca-a-obra-que-dilma-ira-inaugurar-em-serra-talhada/

13/03/2013 - Infraestrutura

Ministro diz que transposição do Rio São Francisco terminaem 2015


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, disse ontem, no Senado, que terminarão no final de 2015 as obras da transposição do RioSão Francisco, um dos principais temas discutidos com os senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Segundo Fernando Bezerraas obras envolvem 4.150 pessoas e mais 4 mil trabalhadores devem ser mobilizadoaté julho. O ministro informou que o eixo norte já está em fase de remobilização e espera que o eixo leste, que está em fase de término de licitação, possa ser remobilizado até agosto.
— A nossa expectativa é que em 2014 a gente tenha 100 quilômetros de água no eixo leste e 100 quilômetros de água no eixo norte, e todo o empreendimento concluído até o final de 2015 — estimou Bezerra.

http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2013/03/14/ministro-diz-que-transposicao-do-rio-sao-francisco-termina-em-2015

sexta-feira, 22 de março de 2013


Contextualizando o fenômeno Eduardo Campos

Por Diogo Costa
DEVAGAR COM O ANDOR - É preciso contextualizar melhor o "fenômeno" Eduardo Campos enquanto governador de Pernambuco, a partir de 2006, e a sua subsequente 'afirmação' no cenário nacional.
Contextualizar melhor é fazer uma análise sobre os cenários para 2014 levando em conta e falando um pouco mais sobre a situação em que surgiu a figura de Eduardo Campos. Ou seja, é impossível falar de eleições no Brasil sem citar, por exemplo, o fenômeno Lula, que varreu o Nordeste de ponta a ponta e destruiu o então PFL em Pernambuco e na Bahia no ano de 2006. 
O fenômeno Lula levou consigo vários governadores, dentre eles, Jaques Wagner (que venceu já no primeiro turno) na Bahia e Eduardo Campos em Pernambuco, ambos, friso novamente, em 2006. Vejamos:
Pernambuco, eleições 2006 - 1º turno: 
Governador (votos válidos): Mendonça Filho (PFL) 39,3%; Eduardo Campos (PSB) 33,8%; Humberto Costa (PT) 25,1%.
Presidente (votos válidos): Lula (PT) 70,9%; Alckmin (PSDB) 22,8%.------------------

Pernambuco, eleições 2006 - 2º turno:

Governador (votos válidos): Eduardo Campos (PSB) 65,4%; Mendonça (PFL) 34,6%.

Presidente (votos válidos): Lula (PT) 78,5%; Alckmin (PSDB) 21,5%.

-------------------

Muito mais do que a "genialidade", o "tirocínio" ou a herança que Eduardo Campos conservou de seu avô, o grandiosíssimo responsável por levá-lo ao cargo de governador de Pernambuco tem nome e sobrenome. O grande responsável chama-se Luiz Inácio Lula da Silva. Isto é um fato inegável e indesmentível, os números estão aí para quem quiser ver! 
O furacão Lula foi tão, mas tão poderoso em 2006, que fez inclusive com que as candidaturas de Alckmin (no Brasil) e de Mendonça Filho, em Pernambuco, minguassem e perdessem parte dos votos conquistados no 1º turno da disputa!
As pessoas tem todo o direito de tentar classificar Eduardo Campos como um "mito" da nova geração... O que as pessoas não podem, a bem da verdade, é desprezar a figura de Luiz Inácio Lula da Silva e os seus méritos, incomensuráveis, em levar junto consigo a figura de Eduardo Campos. Pois bem, é Eduardo Campos ou é Lula quem tem a força real no Nordeste brasileiro? 
Eu não tenho dúvida alguma que entre Eduardo Campos e Lula, o povo desta importante região do Brasil optará por Lula, ou pela pessoa indicada por ele, em 2014. E é bom lembrar também que o PT apoiou a reeleição de Eduardo Campos em 2010, PT e PSB ainda não bateram de frente nas eleições estaduais da terra de Miguel Arraes...
O mito, àquele que tem força social e enraizamento popular de fato, e de longa data, é Lula, não é Eduardo Campos... Eduardo Campos é pernambucano, Lula, como todos sabemos, extrapola as fronteiras regionais, ele não é pernambucano, nem paulista, nem catarinense, goiano ou amazonense, Lula é brasileiro! Essa é a grande diferença existente entre os dois. 
Eduardo Campos, em sendo candidato, vai entrar em luta fratricida com o PSDB e com Aécio Neves, não com Dilma ou Lula. Ocorre que ele pode sair desfigurado e sem identidade política dessa luta pelo espólio oposicionista.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Carta aberta ao prefeito de Pesqueira

Dr. Evandro, peço ao senhor que observe como os podadores da Secretaria de Urbanismo estão podando as árvores da cidade. Faça uma visita ao bairro do Prado, e olhe as árvores da Avenida em frente à Rádio Jornal, e aquelas também que ficam no Hospital Lídio Paraíba. 
Há muito tempo que peço que não façam isso, mas infelizmente eles não dão atenção. Quando eu criei esse blog foi exatamente por causa de uma árvore que estava para ser sacrificada, naquele canteiro conhecido como a Praça de Dorré. Fiz foto, pedi ao Secretário na época que não fizesse aquilo com a árvore. Mas ele mandou cortar a árvore até o tronco. Aquele canteiro só estava se rachando porque eles não fizeram amarração com ferros.
Infelizmente as árvores de Pesqueira são tratadas com desprezo. 
Domingo, dia 17  de março, fiz fotos de algumas árvores que foram torturadas e até queimadas na entrada principal de Pesqueira. Um verdadeiro crime ambiental. Numa época em que se fala em cuidar da natureza e preservá-la, em Pesqueira não se faz isso. As árvores dão sombra. É inadmissível podar aquelas árvores da entrada de Pesqueira. Ali, era para deixá-las crescer livremente. E, as de dentro da cidade fazer um estudo de podação daquelas que estão entre os fios sem decepar toda a sua copa como eles fazem. 
Aproveito ainda, para pedir ao senhor, atenção urgente às plantas das praças. Elas estão morrendo de sede. Isso é um absurdo! 

Veja algumas fotos atuais:

Foto tirada no domingo, dia 17 de março de 2013. Avenida principal, entrada de Pesqueira.

Estão tirando as árvores antigas em vez de preservá-las, e colocando Palmeiras de jardim. É uma verdadeira malvadeza.
Acabaram com essa árvore na praça Dom José Lopes. A cidade está precisando de árvores frondosas... Não se tem uma árvore preservada para se estacionar um carro no centro da cidade ou mesmo no Hospital. Acabam com tudo.
Veja o senhor o que eles fizeram com essa árvore no estacionamento do Hospital Lídio Paraíba. Não existe mais uma árvore para dá sombra a quem precise.
Hospital Lídio Paraíba com suas árvores decepadas. 
Essa árvore fica na esquina da Avenida Luiz de Almeida Maciel. Em frente ao Hospital. Essa poda é terrível. Eles tiraram toda a copa da árvore. Como já escrevi muitas vezes no meu blog, teria que se fazer um estudo, aliás, como muitas cidades fazem, em favor das suas árvores, menos Pesqueira, esse estudo de poda. Deixar a árvore crescer e só podar aquela galha que passa entre os fios. Assim lucrariam a população que precisa de sombra e a árvore que precisa se livrar dessa poda radical.

Espero que o senhor chegue a ler minha carta. E tome providência. As plantas, as praças estão precisando de cuidados. E de gente de bom coração que não acabe com a Natureza.

Atenciosamente,
Maria Teresa Ferreira de Medeiros



terça-feira, 19 de março de 2013

Convocação ao povo de Pesqueira.



Convocação ao povo de Pesqueira 
Os nossos irmãos é irmãs da zona rural precisam de ajuda, todos sabemos da terrível seca que esta a solando nosso nordeste e por isso pedimos ao povo de pesqueira que colaborem com doações de alimentos não perecíveis e água mineral para serem distribuídos nas comunidades carentes aqui em pesqueira.
Local de entrega: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pesqueira 
Endereço :rua Paes Barreto nº164/são Sebastião














 

Os nossos irmãos é irmãs da zona rural precisam de 


ajuda, todos sabemos da terrível seca que está 


assolando nosso Nordeste e por isso pedimos ao povo 


de Pesqueira que colaborem com 


doações de alimentos não perecíveis e água mineral 


para serem distribuídos nas comunidades carentes.



Local de entrega: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de 


Pesqueira.




Endereço :Rua Paes Barreto nº164/São Sebastião

























“Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê o poder a ela”.
Esta frase é a mais pura realidade, o poder corrompe de uma maneira ou de outra. E a mudança fica mais cruel à medida que a pessoa deseja se manter no poder. Acho que você já ouviu alguém dizer: Fulando antes do poder era uma coisa, agora é outra.

Em toda administração há aqueles que pensam que o poder é eterno, e começam a pisar nas pessoas, se achando soberanos (superiores), mesmo sabendo que dias atrás ocupavam o mesmo cargo dos seus subordinados, e isso vem acontecendo na atual administração. Já vimos muitas pessoas perderem o poder por conta disso. Temos um exemplo recente. O que mais se ouve nas ruas é deste tipo de comentários.

Tenho recebido vários e-mails de pessoas relatando os abusos cometidos por alguns secretários da atual administração, há uma mudança de comportamento, gente de pescoço grosso, nariz empinado de salto alto depois que chegaram ao poder. Espero que se corrijam isso a tempo, para não cometerem os mesmos erros de outro que detinha o poder em tempos não muito distante e hoje são apenas meros espectadores.

Isso não é novidade, uma vez que você tem o "poder" você pode passar a ver as coisas de forma diferente. Você acredita ou discorda? O poder sobe à cabeça dos políticos, assessores, cargos executivos, entre outros tantos. Podemos generalizar esses fatos, ou não?

Tudo neste mundo é relativo, não dá para generalizar coisa alguma. Infelizmente o poder corrompe, sim, a maioria dos que chegam lá, mas há muitas exceções. Jesus de Nazaré e Martin Luther King (não foram políticos, mas extremamente poderosos pela influência que exerceu), e Gandhi (estadista que marcou a história do seu país milenar), estes sim, foram humildes não se corromperam. Lembra-se das tentações de Jesus no deserto?

O poder corrompe, só conhecemos o soldado quando ele vira tenente. O poder corrompe os fracos, os sem personalidades. Quem tem dignidade não se deixa levar pelo sistema, há poucos exemplos de seriedade na nossa política local, mas essa minoria prova que só os indignos se corrompem.

Estão querendo impor uma Ditadura. Todos já sabem como acabam os ditadores."

Bom final de semana 


Felipe Guerra-RN

segunda-feira, 18 de março de 2013

As fotos do Hospital Lídio Paraíba tiradas agora há pouco.

Olhem como eles podaram as árvores que eles tinham começado de manhã.


Acabei de tirar outra foto do Hospital Lídio Paraíba, vejam como eles podaram as árvores. Por isso que não chove. As árvores são destruídas dessa maneira. A sombra necessária eles tiram.


Outra árvore no Hospital Lídio Paraíba também torturada pelos podadores. Ali não passa nenhum fio. Pura maldade, mesmo. Estacionamento sem sombra. Crueldade.


Estão destruindo as árvores do Hospital Lídio Paraíba e adjacência.


Acabo de olhar em direção à esquina da Av. e vejo mais uma poda drástica. Por mais que se peça para não fazer isso, eles não atendem. Perdi a confiança nos administradores de Pesqueira. Só nos resta lamentar. Nenhuma mudança foi notada nesses dois meses e meio de governo. É uma pena. Não me calarei diante das injustiças cometidas por eles com a Natureza.






Os senhores podadores poderiam muito bem deixar as árvores crescer. Podariam apenas aquelas galhas que passam perto dos fios. É triste assistir a incompetência em ação.



Essa foto mostra as árvores do Hospital Lídio Paraíba sendo sacrificadas nesse momento. As árvores dão sombra, secretários! Uma cidade que não chove e os senhores ainda maltratam a Natureza desse jeito! Fica aqui a minha indignação!

Mais tarde verificarei o que eles fizeram com as árvores restantes. A quem pedir SOS para as árvores de Pesqueira?

Educação Ambiental com Urgência em Pesqueira/PE


"Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta pra sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito.
E respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Ela protege a terra com suas raízes sabia? E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.
Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe pra frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.
E não esqueça de cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na casa da vovó... Se você não souber muito bem como cuidar delas é só procurar alguém que saiba. Na sua escola com certeza vão saber ensinar você.
E quando puder peça para a mamãe ou pro papai ensinarem você a plantar uma árvore bem bonita e saia falando pra todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta."
A árvore visualizada nessa foto, foi alvo da malvadeza nesse final de semana em Pesqueira. Antes, era uma árvore  com suas galhas verdes. Mesmo sofrida com a poda indiscriminada sem nenhuma necessidade. Mas acharam pouco, derrubaram-na e colocaram fogo. Nenhum mal essa árvore estava fazendo a quem mandou fazer isso nela. Tirá-la dalí e substituí-la por Palmeiras ornamentais isso não existe. Foram duas árvores. Sabe-se lá quantas não teriam sido sacrificadas se os Secretários de Governo e do Meio Ambiente não tivessem pedido ajuda da polícia para barrar esse ato criminoso! Numa região que não chove, que precisamos das árvores... eles usam desse expediente cruel. Quem mandou fazer isso? Veja que o senhor ou senhores precisam estudar a natureza e aprender a protegê-la. Não se substitui árvores frondosas por Palmeiras de jardins. Principalmente numa Avenida como a já existente, Governador Eraldo Gueiros. Aprendam os senhores que ocupam cargos públicos a respeitar o Meio Ambiente.
Os troncos das árvores cortadas pela malvadeza do seu carrasco.
Aí a outra árvore também sacrificada e queimada. No momento que tirei essa foto esse tronco ainda saia fumaça. Crueldade senhor que mandou fazer isso. O senhor tem coração?
Deixem as árvores da Avenida Governador Eraldo Gueiros em paz! Parem de matá-las e podá-las. Enquanto em muitas cidades as árvores crescem frondosas os senhores em Pesqueira além de uma poda radical, ainda queimam as árvores inocentes. A Natureza pede SOCORRO em Pesqueira. Parem com essa crueldade!
A primeira foto vista de outro ângulo. Queimada. Ainda estava fumaçando. É crueldade demais.


Se preocupe senhor... que mandou derrubar as árvores da Av. Eraldo Gueiros em mandar limpar esse esgoto que está poluindo a Avenida com um mau cheiro insuportável. Deixe as árvores em paz.
Tenho as fotos das árvores da Avenida. Ficarei a observar e gritarei se alguma maldade ainda vier a acontecer com elas. 


Peço ao prefeito e ao Secretário de Meio Ambiente que coloquem vigilantes nas ruas de Pesqueira. Protejam as árvores restantes da cidade. Ainda peço que coloquem água nas Praças. Não deixem as plantas morrerem de sede, não. Elas estão precisando ser cuidadas com carinho e respeito. Que a comunidade seja alertada, quando virem algum machado cruel ou uma moto-serra, que mande parar e comunique imediatamente a polícia. Nós que precisamos das árvores e não elas da gente. E a poda que só seja feita com estudo e muito cuidado. Já basta de tanta crueldade com as árvores de Pesqueira. Lugar que tem árvore, chove. Em Pesqueira destruíram várias árvores antigas. Em frente ao antigo Fórum destruíram todas. E assim em vários lugares.  Em frente ao Hospital sempre fazem aquela poda radical. Isso é muito triste. Fica aqui o meu alerta às autoridades de Pesqueira: cuidem da Natureza.



domingo, 17 de março de 2013


Eduardo Campos: Entre o discurso e a prática, um abismo!

eduardo-camposPor Divonaldo Barbosa
O governador de Pernambuco tem investido em um discurso de inovação na gestão pública, e tem protagonizado as inserções do seu partido, PSB, na televisão. Campos, que tem se colocado dubiamente como aliado e candidato a sucessão da Presidenta Dilma, tem criado um abismo cada vez maior entre o que diz e o que faz.  O governador faz duas abordagens em seus discursos que são profundamente contraditórias quando analisadas a partir do seu governo.
Primeiro ele fala da educação, e tenta vender uma ideia de que temos em Pernambuco as melhores escolas do país, aliás, denomina de escola de referência, só não explica que as referências não são nada boas. Eduardo acabou com a democracia interna das escolas, que já não elegem mais os seus gestores, bem como não permitem, na maioria dos casos, a livre organização estudantil.  
O mesmo Eduardo do discurso fácil e da retórica empolgante liderou o movimento dos governadores que não queriam pagar o piso salarial aos professores, e Pernambuco carrega a triste marca de pagar ainda um dos piores salários à categoria da educação. O que o Candidato opositor faz, é camuflar os péssimos salários com gratificações e bonificações que causam uma grande ilusão, pois não são incorporadas à carreira.
O outro tema que o governador pernambucano tem exposto é a desoneração dos impostos referentes às passagens de ônibus. Mas, o que ele também não diz é que o seu governo tem sido aliado incondicional dos empresários do setor de transportes, que monopolizam as concessões públicas para a exploração dos serviços. O que ele quer, é gerar uma confusão na cabeça das pessoas, passando a imagem de um gestor moderno e comprometido com o povo.
Essa imagem cai por terra quando os fatos são apurados. O governador é o responsável direto pela gestão do transporte coletivo da região metropolitana do Recife, através do Consórcio Grande Recife, e sistematicamente tem aumentado a passagem sem prévio aviso, atendendo exclusivamente aos empresários, oferecendo um dos piores serviços associado as mais altas tarifas. Se não bastasse, o transporte interurbano é concentrado nas mãos de dois grupos, sendo um deles, o do vice-governador do estado.
Eduardo já privatizou a saúde, sucateou a UPE (Universidade de Pernambuco) que funciona precariamente, desmontou a gestão participativa na educação, terceirizou a maior parte do serviço público, maltrata o servidor e, faz gestão voltada apenas para o setor empresarial. Campos, que até pouco tempo estava com a sua carreira ameaçada por conta do escândalo dos precatórios durante o governo do seu avô, Miguel Arraes, agora faz pose como a grande renovação da política brasileira, porém, as suas práticas são tão velhas quanto o tempo dos coronéis, e quem ousar atravessar no seu caminho, inevitavelmente provará do seu cinturão.
O ex-presidente Lula que se cuide, pois Eduardo já mostrou que pra garantir os seus objetivos não poupa ninguém, nem mesmo aquele que lhe tem como filho.
*Divonaldo Barbosa é estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

quarta-feira, 13 de março de 2013




Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo)

Carta aberta em defesa dos interesses de Pesqueira e da sua gente.

Pesqueira, 11 de março de 2013.

Ilustríssimos Senhores (a) (enviada via emails)
Dr. Evandro Barboza Cavalcanti, Diretor da Adagro Pesqueira;
Dr. Jonas Celso Maia de Brito, Secretário Municipal de Meio Ambiente;
Dr. Severiano Cavalcanti, Secretário Municipal de Saúde;
Dr. Evandro Mauro Maciel Chacon, Prefeito do Município;
Cel. Manoel Medeiros de Lima, Secretário Municipal de Governo;
Dr. Irageu Tabosa, Secretário de Municipal de Agricultura.


Cópia para:
Dra. Jeanne Bezerra Silva Oliveira, Promotora de Justiça (MMPE) de Pesqueira;
(jeannemppe@hotmail.com).
Prezados Senhores (a)

Como todos nós sabemos a situação do MATADOURO PÚBLICO DE PESQUEIRA é caótica e se agrava pela péssima administração atual, pois quem está a sua frente, como administrador, se nos apresenta como alguém que não tem conhecimento de como administrar um matadouro público (nem privado).

É esse o comentário na cidade, principalmente entre os marchantes, consumidores e pessoas que lidam com a matéria, esta inclusive regulamentada pelo Código de Posturas Municipais (LEI MUNICIPAL Nº 141, DE 27 DE MARÇO DE 1951, GOVERNO DR. ÉSIO ARAÚJO, ainda vigente).

Agrava-se, ainda mais, quando não tem um veterinário responsável pelos exames prévios e encaminhamento dos animais à matança, sem se falar que não existem condições de limpeza e higiene, comprometendo a saúde pública, mais, ainda, quando faltam cuidados específicos, como o a seguir relatado: já durante a nova gestão chegou um boi ao matadouro e a sua situação não era boa. Chamaram então um (não o) veterinário que chegando ao local examinou o animal, condenando o fígado e outras vísceras do mesmo, liberando a seguir a carcaça para o consumo.

Sendo leigo na matéria consultamos quem entende e nos foi dito que o animal deveria ter sido no todo condenado. Esse fato é grave, devendo ser o mesmo apurado. Que providências foram adotadas? Chegou ao conhecimento do Senhor Prefeito? Temos certeza de que o Dr. Evandro adotará uma providência (até punição dos responsáveis, se for o caso...) em defesa da saúde pública dos pesqueirenses.

Para tratar do assunto, estivemos na sexta-feira na Secretaria de Agricultura, lamentavelmente não encontramos o Secretário, Dr. Irageu, talvez pela hora que nos deslocamos até a referida repartição, pelas 08h00min horas. 

Senhores,
Como todos nós, igualmente, sabemos o Matadouro Público de Pesqueira já foi alvo de posicionamentos por parte do Ministério Público Estadual, através da sua Promotoria de Justiça em Pesqueira. A verdade é que embargam não embargam, fecham não fecham (o de Sanharó permanece fechado) o Matadouro de Pesqueira continua com os seus enormes e perigosos problemas, e com o passar do tempo se agravam, pondo em risco a saúde pública.

Existe, igualmente, o problema da água que é utilizada para o abate dos animais, e garantem os que frequentam (proprietários de animais e até trabalhadores) o matadouro: a água não tem tratamento algum, é de péssima qualidade, com o agravante da existência de esgotos a céu aberto prejudicando as famílias que residem ou precisam de se locomover pelo bairro de Santo Antonio, como denunciou “Catarina”, (Pesqueira em Foco, no dia 11/03/2013): “Além de tudo isso que está sendo comentado, ainda têm os esgotos ao ar livre. Quem precisa entrar para o bairro, no dia de matança, tem que enfrentar toda a sujeira que sai de dentro do matadouro. Querem tirar a prova venham aqui depois das 5 horas da tarde e comprovem”.

A PALAVRA DA PREFEITURA (?)
O Senhor João Jardim Vianney, certamente em nome do Secretário


 Irageu Tabosa, no mesmo dia 11/03/2013, postou o seguinte

 comentário no mesmo blog: “O Secretário já providenciou a 

limpeza e a higienização do Matadouro. O ambiente é fruto de uma

 administração passada que não dava real importância ao local. A

prefeitura de Pesqueira vem trabalhando, apesar de apenas dois

 meses de governo, para minimizar os problemas causados por


 gestores passados”. 

Ora, se foi assim durante os 12 (doze) anos dos dois gestores
 passados, está sendo assim nesse início da nova gestão que
 entrou para promover radicais mudanças.


Para a promoção dessas mudanças, radicais ou não, alega-se que o tempo é curto para resolver todos os problemas, e evidencia-se que o governo tem apenas pouco mais de dois (2) meses.

É verdade, entendemos! É pouco tempo para se arrumar a casa. Mas, é preciso priorizar o que na casa deve ser priorizado, para saber o que é mais urgente, imprescindível, indispensável, aqui ou ali. Entendemos que a saúde pública se aplica a essa norma de conduta, ou seja, nela tudo é urgente, indispensável, imprescindível. Dai a nossa preocupação em relação a esse questionamento, pois, em risco a saúde dos pesqueirenses.

Por falar nesse assunto: cadê o novo matadouro, que festivamente teve colocada a sua pedra fundamental, na gestão passada, e que tinha o objetivo de atender a demanda de Alagoinha, Pesqueira, Poção e Sanharó.  Cadê a ADAGRO! 

Assim sendo, pugnamos, na qualidade de pesqueirense e contribuinte do município, que sejam adotadas urgentes providências no sentido de resolver essa questão, que entendemos URGENTE, IMPRESCINDÍVEL, INDISPENSÁVEL! 

Com a Palavra as autoridades municipais e o Ministério Público!

Jurandir Carmelo 
(pesqueirense, jornalista e advogado)