Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo).

Faço aqui a minha homenagem, via Canetadas, aos 132 anos da minha Terra Pesqueira, sem obedecer nenhuma cronologia, melhor dizendo respondo à pergunta que se estabelece a partir do status do meu Facebook, que assim se posiciona:


No que você está pensando?


Respondo: Estou pensando no aniversário da minha Pesqueira (PE), da nossa Pesqueira, neste dia 20 de abril de 2012. São 132 anos de lutas mil e muitas conquistas. Hoje, também de sofrimentos mil, porque os atuais gestores não cuidam da Cidade.


Pesqueira vem de 20 de abril de 1880, quando o então “Poço Pesqueiro”, pequena fazenda, mais tarde povoado, mais tarde, ainda, vila, idealizado e criado pelo Capitão Mor Manuel José de Siqueira, mais tarde uma vilazinha, sendo elevada a categoria de Cidade, inicialmente com o nome de “Santa Águeda de Pesqueira”, depois de Pesqueira.

Mas aqui deve ser dito, antes, terras ocupadas pelos índios Xucurus, desde o século XVI. Foi no início da segunda metade daquele século (1660) quando os Xucurus, para defender as suas terras, as suas águas, as suas florestas, entraram em conflito com os colonizadores, mais tarde com fazendeiros e políticos, usando de todos os recursos disponíveis, desde a crença na natureza sagrada, passando pelos rituais religiosos, evidenciando a dança do toré, até a luta armada, com seus arcos e flechas. É uma história comovente e cheia de emoções até a morte do Cacique Chicão, o grande guerreiro dos povos Xucurus. Com sua morte, o seu filho Marcos, carinhosamente tratado por Cacique Marquinhos, assumiu a liderança dos Povos Xucurus, até os dias de hoje. Os índios Xucurus voltaram a dominar a Serra do Ororubá, distribuídos em 24 aldeias, com uma população superior a 9.000 índios, em razão de sua homologada em 2001, pelo governo federal, ocupando assim uma área de 27.555 hectares.


A retomada das terras indíginas se constituiu na grande vitória de Cacique Xicão e do seu povo, antes invadidas por fazendeiros e políticos, os quais expulsavam os nativos de suas terras e as registravam em cartório, de “reconhecida fé pública”. Com o aldeamento elevado a categoria de Vila, passando a ser denominada de Vila de Cimbres em 1762, se deu um importante passo para o seu desenvolvimento, com a instalação do Senado, com jurisidição em ampla extenção de terras, chegando a Estados vizinhos de Pernambuco. Para mim, a então “mui nobre e real” (expressão do Dr. (Luiz Wilson, em Ararobá Lendária e Eterna) - Vila de Cimbres deveria sediar um Museu, no prédio do Senado, para preservação da nossa história de origem, tornando-se aquele edifício, mesmo que pequeno, em uma espécie de “livro de cal e pedra”, em cujas paredes ecoam, ainda hoje, as vozes dos desbravadores da nossa cultura.

Com a fundação de Pesqueira, a 20 de abril de 1880, em razão da visão de futuro do Capitão Mor Manoel José de Siqueira, a Vila de Cimbres passou a ser distrito do Município de Pesqueira. A partir daí, Pesqueira, a passos largos, crescia e crescia. Um desenvovimento rápido e nunca visto na história de Pernambuco. A compra e venda do couro era uma das atividades mais lucrativas. O comércio se expandia, com suas lojinhas de peles, perfumarias, chapéus, tecidos, e iguarias mil, etc.

Mais tarde chegavam as indústiras (Peixe, Rosa, Tigre, Latícinios, etc.), expandindo, ainda mais, o comércio, a pecuária, a agricultura (dominada pela cultura do tomate, da goiaba, do algodão, do café, entre outras). Pesqueira crescia e bem crescia!

Tanto assim que tradicionais famílias do Brejo da Madre de Deus vieram para Pesqueira, a exemplo dos Didier (Fábrica Rosa) e dos Araújo (Casa José Araújo), outros mais.

Com a instalação das fábricas, crescia a oportunidade de empregos, o que atraia famílias de todas as partes do Estado e de Estados vizinhos. Pesqueira crescia e crescia!

Outro fato importante: Em 11 de dezembro de 1905, foi proclamado para o cardinalato pelo papa Pio X, o então menino Joaquim Arcoverde Albuquerque Cavalcanti, nascido a 17 de janeiro de 1850, na então “mui nobre e real Vila de Cimbres”, sendo o primeiro do Brasil e da América Latina, passando a ser conhecido, carinhosamente, por Cardeal Arcoverde.

Aqui deve ser lembrado, também, que a construção do Convento dos Franciscanos de Pesqueira (1901/1902) mais tarde da monumental igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro do Prado, deram seguimento ao marco da religiosidade, especialmente do catolicismo, iniciado com da Igrejinha de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Mais tarde a Diocese vem de Floresta dos Navios, trazendo o seu bispo dom José de Oliveira Lopes, o primeiro chefe da igreja católica de Pesqueira. Depois a Catedral, a Igrejinha do Colégio das Freiras, do Seminário São José, de São Sebastião, do Hospital, da Pitanga, etc, completavam esse sentimento de fé cristã. Pesqueira crescia e crescia!


No setor educacional, Pesqueira possuía importantes escolas das primeiras letras, com reconhecidos professores e professoras. Mais tarde era a vez do Ginásio Diocesano, depois do Cristo Rei, do Dorotéia, do Seminário (formação de padres), não podendo jamais ser esquecido o Grupo Rui Barbosa, pela sua importância na formação de tantos pesqueirenses. Lá adiante, na visão extraordinária de Luiz de Oliveira Neves, a instalação do Ginásio Comercial Municipal de Pesqueira, que depois foi elevado ao grau de Colégio, capitaneado pelo professor Paulo de Oliveira Melo. Pesqueira crescia e crescia!

No campo cultural Pesqueira sempre teve uma imprensa respeitada, um ensino respeitado, uma cultura reconhecida, em todos os sentidos. Seus teatros, seus corais (homenageando aqui o Professor e compositor Nelson Valença), os seus clubes lítero-recreativos. Suas bandas musicais, suas orquestras e conjuntos musicais. Pesqueira do “Uirapuru” - (um dos primeiros conjuntos musicais do Nordeste, formado só por mulheres, com a maestria da saudosa Irmã Gazinelli, do Colégio Santa Dorotéia). Pesqueira de suas bandas marciais (homenageando aqui o maestro Padre Siqueira). Pesqueira de suas mais efetivas tradições: Festa de Santa Águeda; Carnaval; São João e São Pedro; do desfile cívico de 7 de setembro; Festas de Natal e Ano Novo; Pesqueira de tantos e tantos escritores. Pesqueira crescia e crescia!

Pesqueira, sede de coletorias federal e estadual; da Agência do IBGE; do Tiro de Guerra; do Banco do Povo; da Cooperativa Agrícola; do belo edifício dos Correios e Telégrafos; Pesqueira dos seus cinemas; Pesqueira da Rádio Difusora (homenagem ao saudoso amigo Rossine Moura); do Posto de Puericultura (homenagem ao meu pediatra, o saudoso Dr. Carlito Pita Didier); Pesqueira, celeiro de bons professores, bons médicos e paramédicos; Pesqueira do Hospital Dr. Lídio Paraíba, no qual não faltavam médicos e possuía um atendimento humanista, efetivo e competente; Pesqueira, do homem simples, do trabalhador rural (do homem e da mulher do campo), do trabalhador da cidade, do operário e da operária das fábricas. Pesqueira crescia e crescia!


Pesqueira de seus tantos bueiros, jogando o vapor das caldeiras e exalando o cheiro do tomate e da goiaba. Pesqueira das sirenes dos cinemas, anunciando o início das projeções cinematográficas (homenagem aqui ao saudoso ator Lenildo Martins); das sirenes das fábricas, chamando todos ao trabalho; Pesqueira do colorido itinerante dos macacões dos nossos operários e operárias, dos estudantes do Cristo Rei, com as suas fardas em caqui, ou do azul marinho das saias plissadas e blusas brancas das nossas eternas normalistas, ou, ainda, das batinas pretas dos nossos seminaristas. Pesqueira crescia e crescia!


Foi assim que Pesqueira cresceu. Cimbres passou a ser o passado nobre da nossa terra querida, tendo sido berço da civilização dos pesqueirenses todos e dos nossos índios Xucurus.


Quando o Capitão Mor Manoel José de Siqueira, com a sua visão de futuro criou a fazenda “Poço Pesqueiro”, não sabia que estava fixando o progresso de uma grande Cidade e dos seus principais distritos, mais tarde de uma região: Arcoverde, Poção, Sanharó, Alagoinha, entre outros municípios, etc. Hoje, é motivo de orgulho para Pesqueira e especialmente para o pesqueirense, poder saudar, nestes 132 anos de sua existência, o desenvolvimento de Alagoinha, Arcoverde, Poção e Sanharó, porque foi do coração de Pesqueira, foi da alma da Ororubá, melhor dizendo, foi desse chão tão fértil de cultura, desenvolvimento e tradições mil, que esses municípios nasceram para a gloria da nossa terra.

Vamos cantar parabéns? Sim, vamos cantar parabéns para Pesqueira! Pesqueira merece! Mas, que presente lhe dá? Pesqueira merece todos os presentes, tais como: Respeito à sua história; cuidados com as suas praças, ruas, avenidas, travessas, becos e vielas; menos buracos nas calçadas; mais trabalho e menos política, por parte dos atuais gestores; mais luzes na Cidade e menos holofotes para os políticos; seriedade com a aplicação do dinheiro público (dinheiro do povo); pelo fim do nepotismo, e mais emprego para o seu povo; seriedade e transparência com as licitações; mais reconhecimento ao trabalho dos professores e professoras, com salários justos, também, aos demais funcionários públicos; menos perseguição para com os funcionários públicos; mais gestão com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37 da CF); menos apadrinhamento com os “errados” da gestão; mais atenção para com o Hospital Lídio Paraíba; mais respeito ao povo pesqueirense, em todos os sentidos; mais água, nas torneiras; mais segurança para a população; mais qualidade de ensino nas escolas; mais qualidade na merenda escolar; menos lixo nas ruas; mais cuidados com a sua biblioteca; menos processos na Justiça; menos processos nos Tribunais de Contas; fim dos crimes de improbidade administrativa; mais médicos para atender a população; o direito das nossas crianças nascerem em Pesqueira; adequado tratamento da água; mais eficiência com as obras públicas; uma feira livre de verdade, organizada, higiênica; menos festas e mais trabalho; açougue e matadouro público com limpeza e qualidade; fim dos privilégios na distribuição de placas vermelhas, respeitando assim os profissionais de táxi.

Vejam quantos presentes que a administração municipal que está aí pode dá à Pesqueira. Basta fazer obras com eficiência e decência; Basta administrar a prefeitura e os seus recursos com moralidade, tratando todos com imparcialidade, mas, sobretudo, dando transparência aos atos públicos, mostrando as contas públicas aos pesqueirense, ou seja, o que vem sendo feito com o seu dinheiro.

Sim, vamos cantar parabéns! Vamos pedir a Deus que nos ajude a mudar essa desastrosa administração e essa Câmara que nada faz. Pesqueira, merece o melhor! Parabéns, Pesqueira! Parabéns, pesqueirenses! Parabéns aos nossos conterrâneos que vivem fora da terrinha, homenageando a todos, na pessoa do nosso querido MARCOS MACENA, que deixou a UTI e vai voltar logo mais ao convívio de seus familiares, de seus amigos, e de sua Terra Pesqueira! Viva Pesqueira! Viva 20 de abril de 2012.



Jurandir Carmelo (pesqueirense, jornalista e advogado)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CPI vai revelar a verdadeira '"quadrilha" comandada por Cachoeira e Demóstenes

Uma publicação do professor Emir Sader na rede social Facebook tem sido rapidamente compartilhada por dezenas de internautas. Parodiando o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, Sader manteve o título e postou: “Gilmar Mendes tem filha que trabalha no gabinete do Demóstenes. Que trabalha para o Cachoeira. Que é amigo do Perillo. Que teve ação arquivada pelo Gilmar Mendes”.

Por Kerison Lopes


Decifrar e tornar público essas relações foi o que motivou o deputado Protógenes Queiróz (PCdoB-SP) a recolher as assinaturas para a instalação de uma CPI na Câmara dos Deputados, protocolada no dia 28 de março. Tomou a atitude assim que o bicheiro Carlilhos Cachoeira foi preso na operação Monte Carlo e começaram a vazar as ligações que comprovavam a sociedade do bandido com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO).

Protógenes conhece bem essa turma. Quando delegado da Polícia Federal, comandou a Operação Satiagaha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas. Aliás, a estrofe de Emir Sader poderia ganhar mais um verso que viria depois da última citação de Gilmar Mendes: “que mandou soltar o Daniel Dantas”.

Quem puxar pela memória, lembrará que a operação encontrou uma ligação telefônica de Demóstenes com Gilmar Mendes. Na época, Gilmar Mendes, ou Gilmar Dantas, como ficou mundialmente conhecido depois de mandar soltar Daniel Dantas duas vezes, fez o maior estardalhaço e com a ajuda do então ministro Nelson Jobim, coseguiu afastar até o chefe da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

Heróis do PIG

Demóstenes e Gilmar Mendes são dois dos maiores ídolos da direita brasileira, sempre dispostos a serem as vozes do PIG (Partido da Imprensa Golpista) para atacar os governos Lula e Dilma. Com a prisão de Carlinhos Cachoeira e as revelações de suas relações com Demóstenes e Gilmar Mendes, a direita brasileira e o PIG, que na verdade é a mesma coisa, ficaram desolados.

Órfãos de Demóstenes, ficaram alguns dias na desolação e sem rumo. Agora, que uma CPI mista do Senado e na Câmara começa a ser articulada e pode trazer novas revelações da teia de Cachoeira, o PIG começa a querer jogar no colo do governo as consequências das investigações e mais que isso, dizer que a única intenção do PT em apoiar a sua instalação é tirar o foco do julgamento do caso, que ficou conhecido como “Mensalão”, no Supremo Tribunal Federal.

É essa a tônica das matérias e editoriais do PIG desta quinta-feira (12). Além disso, dizem que o principal prejudicado com as investigações será o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Ou seja, querem mudar o foco totalmente, em 180 graus. Forjam tanto outra realidade que ontem o jornal Estado de São Paulo e o jornal Nacional tentaram ligar até mesmo o deputado Protógenes com a quadrilha. Esqueceram que foi o próprio o autor do requerimento para a instalação da CPI.

Desespero

Essas aberrações desesperadas mostram o temor dos resultados que podem ser obtidos com as investigações. O governo Dilma, que goza de uma aprovação inédita na história recente do país, pode enfraquecer ainda mais sua oposição, muito além de Demóstenes, Perillo, Gilmar Mendes.

Basta lembrar que até a revista Veja, panfleto raivoso da direita brasileira, está envolvida até a cabeça no lamaçal que corre nos barrancos desta Cachoeira. O seu editor Policarpo Jr. trocou mais de duzentas ligações com Cachoeira, que mostram que o bicheiro é o verdadeiro autor de praticamente todas as matérias da revista contra os governos Lula e Dilma.

Quando começou a estourar as faíscas do escândalo, a direita viu que era impossível salvar o seu atacante Demóstenes. Depois viu que a rede pegava também o governador Marconi Perillo. Mas a teia foi crescendo e a quadrilha, como bem descreveu Emir Sader, pode ser muito maior e o episódio deve mostrar ao Brasil como é suja e corrupta a oposição ao governo federal. Em todos os seus níveis, seja no legislativo, no executivo, no judiciário e até mesmo, ou principalmente, na conservadora imprensa golpista.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Canetadas on line (Por Jurandir Carmelo)

            Leio no FACEBOOK do Dr. Ciro Miranda, a seguinte mensagem: Visitando alguns pesqueirenses, este final de semana (semana passada), em Recife, uma frase dita por um deles me chamou atenção: "PESQUEIRA TEM JEITO, O QUE FALTA É PREFEITO".

            Recebo diversos emails, diariamente, com muitos dos meus interlocutores, pesqueirenses ou não, me perguntando: “Jurandir, o que está acontecendo com Pesqueira?”

            Já quando acesso os sites dos Tribunais Judiciais Federais ou Estadual, dos Tribunais de Contas da União ou do Estado, deparo-me com dezenas de processos contra o último gestor, João Eudes Machado Tenório, e a atual gestora da administração pública de Pesqueira, Cleide Maria de Souza Oliveira, envolvendo assim, diretamente, o nome da nossa amada Terra Pesqueira.

 Caríssimos leitores de Canetadas on line.

            É de conhecimento público que a Controladoria Geral de União, fechou dois relatórios distintos, resultado das auditorias realizadas nos anos de 2008 e 2010 – (disponíveis do site da CGU), apontando diversas e graves irregularidades praticadas pelos gestores da administração da Prefeitura Municipal de Pesqueira, e concluindo pela existência de infrações aos princípios constitucionais elencados no artigo 37 – caput, da Constituição Federal, que são os da “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” e, também, a outras normas disciplinadas no ordenamento jurídico pátrio, evidenciando aqui a Lei 8.429 de 1992, conhecida como a Lei de Improbidade.

            Sabemos que a CGU não julga ninguém, apenas promove auditoria em face dos convênios federais com as prefeituras, governos dos estados e outros organismos estatais ou não que mantém vínculo contratual com o governo federal. Sua função é apurar a correta aplicabilidade do dinheiro público.

            Nos casos em que encontra irregularidades, a CGU fecha o relatório e encaminha à cada área competente, ou seja Ministérios correspondentes, também ao Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal, para que as providências sejam adotadas.

            No primeiro Relatório de Fiscalização - Nº 01164, de 30 de abril de 2008 – (gestão do ex-prefeito João Eudes Machado Tenório), a CGU apontou irregularidades nos convênios das seguintes instâncias ministeriais: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA; MINISTÉRIO DA EDUCACÃO; MINISTÉRIO DA SAÚDE; MINISTÉRIO DO TURISMO; e MINISTÉRIO DO DESENV. SOCIAL E COMBATE A FOME.

            No segundo Relatório de Fiscalização – Nº 01701, de 26 de Julho de 2010 – (gestão da atual prefeita Cleide Maria de Souza Oliveira), os técnicos da CGU auditaram os convênios celebrados com os mesmos Ministérios, a exceção apenas do Ministério do Turismo.

            A partir daí, diversas ações administrativas e/ou judiciais foram promovidas pelos órgãos julgadores. É o caso em tela!

            Nos dois relatórios, entre outros, servidores ou não, constam os nomes do ex-prefeito João Eudes Machado Tenório e da atual prefeita Cleide Maria de Souza Oliveira, identificados como responsáveis potenciais das irregularidades apontadas, destacando-se o crime de improbidade administrativa.

            Como temos observados desde o dia 30 de março do corrente ano (2012), para cá, os blogs de Pesqueira e da Região publicam notas sobre as decisões judiciais contidas nas ações de improbidade administrativa, reconhecendo a prática do crime de improbidade administrativa praticado pelo ex-gestor (ex-prefeito João Eudes Machado Tenório) e pela atual gestora (prefeita Cleide Maria de Souza Oliveira), como é o caso dos Processos Nºs. 0001411-13.2009.4.05.8302 e 0001410-28.2009.4.05.8302, ambos em tramitação pela Justiça Federal, determinando aos mesmos e a outras pessoas e firmas, diversas penalidades, tais como: suspensão dos direitos políticos dos envolvidos; proibição de contratar com o poder público, proibição de receber benefícios e incentivos fiscais ou creditícios das instituições financeiras oficiais; perda da função pública; bloqueio de valores disponíveis nas contas e aplicações financeiras dos réus, através do BACENJUD, até o limite do valor malversado.

            Afora esses processos, outros mais existem oriundos de decisões do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e das Varas Civeis e Criminal da Comarca de Pesqueira, com representações, quase sempre, promovidas pelo Ministério Público Estadual, mediante ações civis públicas, remetendo, se for o caso, a área penal da Justiça.

            Em nível de Justiça Estadual, tantas outras condenações existem, a exemplo da sentença prolatada pelo Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Pesqueira/PE, nos autos da Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa – Processo Nº - NPU 0002271-92.2006.8.17.1110, com sentença publicada no dia 04/02/11, tendo como fato infrator o Nepotismo, que condenou o ex-prefeito João Eudes Machado Tenório a restituir os cofres públicos em 50 vezes o valor do salário do Chefe do Executivo Municipal, totalizando à época algo em torno de R$ 750 Mil reais. Esse processo ainda conta com outros réus, que à época exerciam cargo comissionado e tinham parentesco com autoridades municipais (Prefeito, Vice, Secretários e Vereadores), com notas publicadas no blog “Pesqueira.com”, em suas páginas na internet.

            No Blog Pesqueira em Foco - (15/07/2009), foi publicada matéria, com a seguinte manchete: Ex-prefeito João Eudes e mais 17 pessoas têm os bens indisponibilizados pela Justiça. Confira a matéria: Jornal faz gracinha com indisponibilidade de bens de ex-prefeito e colaboradores.

Postado em 2009-07-13 16h34min, no Blog do Sinésio:     Justiça indisponibiliza bens de ex-prefeito de Pesqueira. O Juiz de Direito da Comarca de Pesqueira, André Carneiro de Albuquerque Santana, determinou a imediata indisponibilidade de bens do ex-prefeito e atual secretário de Obras e Turismo do Município, João Eudes Machado Tenório, que responde a processo de improbidade administrativa. Ele é acusado pelo desvio de R$ 7, 4 milhões. Mais 17 pessoas que trabalharam com ele também tiveram seus bens indisponíveis. Estranhamente, o secretário e a mulher, que também é secretária, pediram uma licença de 15 dias para uma viagem de passeio ao Chile e ao Peru. (Do Blog do Magno) COMENTÁRIO: Esta notícia, já publicada hoje na coluna Canetadas on Line, de Jurandir Carmelo, é auspiciosa, como diriam os indianos. Mesmo que não resulte em nada mais concreto, já é uma demonstração de que a Justiça caminha para punir aqueles que ousam aplicar indevidamente o dinheiro público. E que os acusados possam ter boas explicações e justificativas que convençam a Justiça pernambucana.

Outra nota: Bens indisponíveis de ex-prefeito inspiram até chacota na imprensa. A decisão da Justiça de Pesqueira de deixar indisponíveis bens do ex-prefeito João Eudes e mais 17 ex-auxiliares seus na Prefeitura vem repercutindo na mídia pernambucana. E a decisão serve até para se fazer gracinha. Veja esta que saiu hoje na coluna Folha Política, da Folha de Pernambuco, do Recife: "Turismo suspenso - De viagem ao Chile e Peru, o ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes (DEM), perdeu o entusiasmo pelo passeio ao ser informado que o juiz André Carneiro deixou todos os seus bens indisponíveis, assim como de 17 ex-auxiliares. Tudo por causa de um processo de improbidade administrativa".

 Caríssimos leitores de Canetadas on line.

             Como muitos sabem era pretensão nossa (mais uma vez) a de deixar de escrever para jornais, blogs, etc. Melhor dizendo: deixar de escrever Canetadas, cuja existência foi inspirada na primeira “Canetadas”, escrita pelo meu saudoso pai, jornalista Paulo de Oliveira, no “Jornal Correio de Pesqueira”, nos idos de 1927 (século passado).

            Observando os atuais acontecimentos em minha terra Pesqueira, afirmo que não dá para parar. Parar por quê? Vamos continuar a nossa luta, antes que a diabetes comece a me dilacerar, mas confio em Deus ela não chegara a tanto. Portanto, Fé em Deus e pé na tábua.

            Dito isso, continuamos a nossa missão de escrever as CANETADAS, ontem nos jornais de Pesqueira, hoje no mundo virtual, como jornalista matuto, com muito orgulho, ou desenvolvendo a advocacia, com a mesma altivez.

            Orgulho e altivez, porque os leitores de CANETADAS sabem as razões. E qual a principal razão? É que o objetivo de Canetadas o de escrever sobre Pesqueira, ajudar a resgatar a nossa Terra e a sua histórica, defendendo-a, “sem medo e sem ódio”, como diria o saudoso Senador Marcos Freire.

 Voltando ao tema!

            Aqui, ainda, deve ser dito que pela Rádio Jornal de Pesqueira, no programa do radialista Givanildo Silva, levado ao ar de 2ª a 6ª Feiras, a população se pronuncia promovendo os mais diversos reclamos em defesa de seus direitos e da Cidade, evidenciando a caótica situação que atravessa o Hospital Lídio Paraíba, pela falta de médicos, medicamentos, pela transferência das parturientes para outras maternidades, fazendo com que as nossas crianças venham a nascer em outras plagas.

            Hoje já se diz: “No Hospital de Pesqueira não há o direito de nascer, nem de morrer. O hospital virou um ponto de ônibus (ambulâncias), com diversos destinos, tanto para nascer, como para morrer”. Como diz o Casoy: “Isso é uma vergonha”!

            Diferente não é a situação da gestão de educação do Município, quando professores e professoras da rede municipal não recebem em dia os seus salários, também não recebem o piso nacional, além das questões irregulares na merenda escolar, da creche, do transporte escolar, etc e etc e tal.

            Sem se falar nas obras inacabadas ou desaparecidas (Cadê o Restaurante popular? Cadê o novo Matadouro? Cadê a indústria chinesa? Cadê as 2.000 Casas populares?).

            E o sistema de esgoto a céu aberto? Vai ficar assim mesmo? Cadê as promessas de Campanha? E a falta d’água nas torneiras? E o conserto do açude dos Brito? E a feira-livre (hoje no pátio externo da antiga Fábrica Peixe), sem os cuidados devidos? E o açougue público deficitário, com expressiva falta de higiene, além do matadouro público, em situação de interdição, estradas rurais sem o devido cuidado? 

            Cadê as ações prometidas durante a campanha da atual prefeita e do ex-prefeito (eleição para deputado)?

            E nossa Câmara de Vereadores. Cadê as ações parlamentares, as ações fiscalizadoras? Aqui se diga: Essa Câmara é comprometida apenas com as suas vaidades, com os seus mesquinhos interesses, os quais passam pelo comprometimento com o grupo político que está aí, há quase 12 anos, destruindo uma Cidade que foi construída pelo eficaz e honesto trabalho de seus filhos, chegando a ser orgulho de Pernambuco.

            Tanto assim, observem bem, respeitados leitores de Canetadas, que recentemente o Tribunal de Contas do Estado recomendou a não aprovação das Contas do ex-prefeito João Eudes Machado Tenório, tendo os ilustres vereadores, contrariando tal recomendação, votado pela aprovação das citadas contas. A atual Câmara Municipal de Pesqueira, talvez seja a pior de toda a história do legislativo pesqueirense, com o agravante de que vem coisa grossa por aí, como tem noticiado os blogs de Pesqueira.

            A verdade é que Pesqueira vive o caos moral político e administrativo. Não há transparência das finanças que entram no Município (receita federal estadual e municipal). A verdade, também, é que nunca assistimos tanto descaso para com a nossa terra. Bastam olhar o estado crítico das nossas praças, avenidas, ruas, travessas, becos, vielas, e nelas o calçamento, as calçadas, a iluminação pública, o lixo espalhado ao longo das vias públicas, etc.

             A rodoviária, que deveria ser um cartão de visita, é um nojo. A CEASA DE PESQUEIRA, já está em reforma de novo, pela terceira ou quarta vez, sempre em ano eleitoral e nunca funcionou, tendo sido apenas aproveitada, em determinado momento, para vender alguns poucos pés de coentro e cebolinha. É isso que se faz com uma obra beirando um milhão de reais, advindo do erário, dinheiro do povo.

            Doutra banda, ruas escuras, bairros abandonados, calçadas quebradas. Mais: colocaram o asfalto, não e verdade? Sim, é verdade! O asfalto recém-colocado já carece de remendos, porque mal feito e mal planejado, com um agravante, o de ter sido feito em pedaços, ou como no linguajar matuto: um taco aqui, outro taco ali, outro mais acolá. É o projeto Gambiarra, implantado em Pesqueira, nas administrações de João e Maria.

            Isso sem se falar no nepotismo, no exagerado número de cargos comissionados, na frota de carros agregados, através de contratos que privilegiam a base de sustentação política dos gestores de plantão, na franquia e liberalidade de placas vermelhas (táxi).

            Tem mais? Tem mais! Há pessoas do grupo dos políticos de plantão enriquecendo ilicitamente, com o dinheiro público, em detrimento a tantos e tantos pesqueirenses, que mesmo com talento, têm que ir buscar, em outras plagas, as suas oportunidades.

Há, também, aqueles que pagaram as taxas de um concurso público, prestaram a prova, passaram, e até hoje esperam a possibilidade de serem chamados para assumirem a função pública, como preconizado no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal, que assim se pronuncia: Art. 37. (...) II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Essa parte final do inciso II, que aqui se transcreve (...ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração), é a brecha da lei, que possibilita ao gestor público, o se arvorar de passar por cima de tudo e de todos, para nomear, em cargos comissionados, seus parentes, seus afilhados políticos, loteando cargos, preenchendo-os em detrimento ao legítimo e incontestável direito adquiridos por pessoas que passaram em concurso público.

Essa é Pesqueira de hoje, e que temos o dever cívico, moral e antes de tudo sentimentalmente de mudar, antes mesmo que acabem com tudo, evidenciando aqui, as nossas mais legítimas tradições, que estão sendo jogadas ao léu. E isso se comprova, até pela radical mudança das nossas festas tradicionais (Santa Águeda, São João, São Pedro, Carnaval, etc).

Demais disso, o nível cultural de Pesqueira sucumbe, fraqueja. A nossa biblioteca não tem paradeiro, é localizada em prédio particular, com aluguel caro. A nossa biblioteca já rodou mais do que saia de baiana.

Há, também, dezenas de prédios outros alugados aos espertos amigos do poder. Inadequada, também, é a instalação da Universidade Aberta, situada no antigo açougue público. O prédio do Mercado público é totalmente desprezado, dos cuidados que deveria ter. O Hospital Dr. Lídio Paraíba, orgulho do pesqueirense, é hoje rebaixado a simples Posto de Saúde, melhor dizendo, Estação Rodoviária de Saúde. Reserve a passagem e vá procurar socorro em outras Cidades. Leve seu filho (filha) para nascer com o título: PESQUEIRENSE DE FORA!

Também, não existe o Arquivo Público Municipal, para zelar e guardar a nossa abastada história, para repassar a nossa rica história, construída pelos nossos pais, pelos nossos avós, pela nossa gente, por homens e mulheres de Pesqueira, publicadas nos seus jornais, nos seus documentos oficiais, em seus livros (temos mais de 100 livros publicados, de diversos escritores, poetas e outras obras escritas por “gente do povo”. Jornais não se contam mais...).

E a segurança pública? Essa, neste ano, melhorou em relação aos homicídios (graças a Deus), e também a presença do eficaz trabalho dos que fazem a Companhia Independente da PM de Pesqueira. Porém, não segue o mesmo ritmo em relação os assaltos, que assustam a comunidade pesqueirense, os aposentados. São pessoas assaltadas, lojas comerciais e residências assaltadas, aposentados assaltados.

E o trânsito? O trânsito de Pesqueira é uma loucura, totalmente desordenado, sem estacionamentos determinados, os pontos de ônibus e intermunicipais, não existem com objetividade, sem se falar que o transporte público é de péssima qualidade. Vejam a situação dos ônibus que fazem o percurso urbano da Cidade!

E o mais grave de tudo: o pesqueirense anda triste, cabisbaixo, quase sem esperança, com vergonha de ver a sua terra marcada pela imoralidade administrativa, pelo descaso, pela falta de compromisso com o desenvolvimento da sua terra, que se instalou em Pesqueira, durante as três últimas gestões.

Em Sanharó, na semana passada, um amigo me perguntou: Jurandir, que diabo está acontecendo com Pesqueira? Como uma terra de tantas tradições, de tantas riquezas materiais e imateriais, de um povo culto, trabalhador, ordeiro, bom e hospitaleiro, chega às condições de flagelo e de sucumbência em que se encontra?

O que responder? O que dizer? A única resposta que existe está na frase dita pelo pesqueirense, em Recife, ao Dr. Ciro Miranda, e publicada via Facebook: “PESQUEIRA TEM JEITO, O QUE FALTA É PREFEITO”.

Concordo com o pesqueirense, autor da frase repassada ao Dr. Ciro Miranda, quando este se encontrava em Recife.

Pesqueira tem jeito sim! O que realmente precisamos é de um gestor eficiente, experiente, competente, honesto, ficha limpa, que tenha passado presente e futuro. Que tenha compromisso com Pesqueira e com o seu povo. Temos esse nome? Sim, temos!

Trata-se do pesqueirense e médico Dr. Evandro Chacon, que já foi prefeito em duas oportunidades distintas, tendo passado 10 anos a frente da Prefeitura de Pesqueira, o que lhe fez um homem experiente, eficiente. Evandro é hoje filiado e presidente do PSB de Pesqueira, partido do Governador Eduardo Campos.

Se me perguntarem se existiram erros nas administrações do Dr. Evandro, responderia que sim. Aliás, em todas as administrações existem erros. E Evandro os teve, mas foram erros procedimentais, metodológicos, nunca praticado a má fé, o dolo. Tanto assim que teve todas as suas contas aprovadas pelo egrégio Tribunal de Contas do Estado.

Mais: o Dr. Evandro, não virá como o “salvador da pátria”, muito menos como o “milagreiro”, mas com os pés no chão, porque conhece os problemas de Pesqueira, tem vontade política e gosta de sua terra (da nossa terra), além de ter compromisso com Pesqueira, com a sua história e própria história da sua gente, porque aqui nasceu se criou e trabalha, como pediatra, sendo reconhecido como um grande médico. Ao seu perfil se acrescente que é um homem educado e honesto. Um Homem de bem!

E essa afirmação é de uma pessoa livre e independente, de um pesqueirense que ama e conhece os problemas de sua terra. De um pesqueirense que não votou em Evandro nas duas primeiras eleições, mas hoje não pode deixar de reconhecer, a sua capacidade política e administrativa. Para o momento atual, melhor dizendo, para prefeito de Pesqueira 2012, mesmo que plagiando o presidente OBAMA, afirmo: Evandro é o Cara!

Ao contrário disso, não se pode dizer do ex-gestor João Eudes Machado Tenório, que nunca tratou bem do nome de Pesqueira, abarrotando assim as prateleiras do Judiciário brasileiro, levando consigo às barras da Justiça, inúmeros pesqueirenses, que hoje respondem a diversos processos, pelo cometimento do crime de improbidade administrativa, que nunca cometeriam se não fossem induzidos a erro. Tenho amigos de infância nessa situação, passando vexame, andando cabisbaixos porque tem os seus bens construídos pelo trabalho, pelo esforço, indisponíveis por determinação judicial. Que coisa é essa? Tá na hora de Pesqueira dá um basta!

Demais disso, os avanços em Pesqueira, nas gestões do ex-prefeito João Eudes(2001/2004 e 2005/2008) e da atual gestora, Senhora  Cleide Maria de Souza Oliveira (2009/2012, mandato mesmo que subjudice, em curso) foram o de fundar a escola da improbidade administrativa, do desrespeito às leis, do nepotismo, e mais grave o de tornar a nossa Cidade refém dos tribunais pátrios. Nunca vimos o nome de Pesqueira em tantos processos, em tantas ações. Processos e ações que ferem frontalmente os mais elementares princípios da moral e da ética política. Pesqueira precisa se livrar desses maus gestores. Ontem, em Pesqueira, tínhamos adversários, hoje temos inimigos! Pesqueira tem que se livrar desse tipo de política e desse tipo de políticos.

Temos, portanto de repensar e planejar Pesqueira. Planejar Pesqueira para daqui a 20 anos. Um planejamento efetivo, eficaz, competente, capaz, responsável, honesto. Planejar Pesqueira ouvindo as necessidades do povo, ouvindo técnicos das mais diversas áreas da administração pública. Precisamos capacitar o servidor público municipal, respeitá-los, pagando salário justo, além de preparar, pela capacitação, a mão de obra disponível na Cidade, principalmente os jovens. Precisamos fazer com que a juventude possa ter esperança. Esperança de ver nascerem seus filhos e poder criá-los na sua Terra. Precisamos renovar a Câmara de Vereadores, elegendo pessoas que tenham compromisso com Pesqueira. Precisamos repensar a vocação econômica da nossa Terra. Precisamos nos perguntar, de forma permanente, sobre o que fazer, por que fazer, para que fazer.

Precisamos ir à busca de novos caminhos, procurando fazer a nossa Terra retomar os caminhos do desenvolvimento, tomando por base a nossa história de lutas e de vitórias, de justiça e de honestidade. Junto aos governos federal e estadual, e até mesmo com a parceria público/privada, devemos buscar o compromisso de resolvermos, de forma definitiva, as questões estruturadoras da Cidade, dos Distritos, dos Povoados, dos aglomerados rurais.

Precisamos urgentemente resolver a questão do abastecimento d’água e do saneamento básico de Pesqueira. O primeiro, prometido em Praça pública pelo Governador Eduardo e que a COMPESA está descumprindo a ordem do Senhor Governador.

O governador, que vem fazendo uma gestão competente, elevando o nome de Pernambuco, retomando o seu desenvolvimento, criando oportunidades para o seu povo, não pode permitir que a COMPESA e a Secretaria correspondente, descumpram uma ordem sua, até porque disse o governador aqui em Pesqueira, em Praça pública, que o projeto já existia e que o dinheiro já estava em conta separada para refazer o abastecimento d’água de Pesqueira. Não podemos Senhor Governador esperar pelo projeto da adutora do agreste. O povo está com sede agora. A dona de casa tem roupa e pratos para lavar, agora. Por isso que criamos a campanha: GOVERNADOR EDUARDO, PESQUEIRA QUER ÁGUA!

Pesqueirenses, precisamos mais. Necessitamos repensar a vocação econômica da agricultura e da pecuária, do homem e da mulher do campo, da mulher e do homem da Cidade, do comércio, da indústria. Precisamos incentivar o pequeno comércio, a pequena indústria, além de ordenar a questão dos serviços.

Sim meu caro pesqueirense: “PESQUEIRA TEM JEITO, O QUE FALTA É PREFEITO”!

Por último, não deixemos que crucifiquem a nossa Terra Pesqueira! Vamos eleger o Dr. Evandro Chacon, Prefeito de Pesqueira, cantando, como diz o amigo e confrade do jornalista matuto: “BANDEIRA BRANCA”, BANDEIRA BRANCA NELES! PESQUEIRA PEDE PAZ!

Pesqueira, Bairro do Prado

Sexta-feira da Paixão, pelas 02:07 horas.

Jurandir Carmelo (pesqueirense, jornalista e advogado)




terça-feira, 3 de abril de 2012

NOVA DATA


Aviso aos amigos e amigas.

Ficou para uma nova data - a audiência no Fórum de Pesqueira.

Amanhã, estarei viajando para comemorar o aniversário da minha mainha, na quinta-feira.

Uma Semana Santa de muita reflexão para todos.
 "Enquanto Cristo apanha, o povo come peixe bebe vinho e cana!"

Uma Feliz Páscoa para todos.


domingo, 1 de abril de 2012

Assim vai ser a minha Semana Santa. Poderia ser ao lado da minha mãe.

Para os nossos amigos e amigas que me pediram para mantê-los informados sobre o processo.

Será: dia 5 de abril de 2012.    
11:30h

É muito decepcionante saber que essa pessoa já foi prefeito da cidade por duas vezes e persegue pessoas inocentes. Fica aqui a minha indignação eterna com relação a essa pessoa. Quando me lembro que meus filhos foram colegas dos seus, no mesmo colégio... que cresceram na mesma cidade. E hoje, rola um processo contra o meu filho dessa pessoa, pelo fato dele ter lhe perguntado sobre uma verba de R$ 195.000,00. Verba sobre asfalto. Já expliquei esse fato aqui no blog.

Dia 5 de abril é o dia do aniversário da minha mãe. Ela estará completando 83 anos. Por coincidência é exatamente o dia de mais uma audiência desse maldito processo contra o meu filho. Deixo de estar com a minha mãe, em Recife, para acompanhar o meu filho e dá-lo apoio diante do caluniador. Quero ver as provas que ele irá inventar contra meu filho. Quero vê-lo provar que meu filho é chargista.

Fico analisando um outro caso de um certo secretário que tentou também prestar queixa do meu filho e de outros dois amigos que fotografaram retiradas dos canos da Cachoeira em Pesqueira. Ainda bem que aquele outro delegado já não se encontrava em Pesqueira. O delegado que recebeu o secretário o pôs em seu devido lugar. Assim ficamos sabendo. Foi visto que, as fotos e matéria feita pelos blogueiros eram de esclarecimento e perguntas. Tendo os agentes políticos, no caso o secretário etc. a obrigação de responder o que lhes foram perguntados. O que eles se negaram até hoje. É a mania deles. Para eles tudo é processo. Mas isso fica fácil de entender: quem é ruim não quer ser só.

 Nós vamos até o fim nesse processo. Não adianta, chegar pessoas atravessadoras, cínicas,  com propostas indecentes mandadas por quem quer que seja com promessas até de retirada do processo, caso a família aceite a presença do dito cujo,  com a indecência de apoio político. Se mantenha bem longe de todos nós.

Acredito na justiça. Vamos mostrar a verdade.

"Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar".
Sou aquela pessoa que acredita em Deus, na família e no amor. Na amizade verdadeira. Acredito na ética. Acredito na mudança para melhor.
Sou madeira de Lei que cupim não rói.
Maria Teresa Ferreira de Medeiros